segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Itamarandiba: População lota plenário da Câmara por campus da UFVJM

Itamarandiba: População lota plenário da Câmara por campus da UFVJM


Pedro Afonso
Aconteceu no dia 23 de novembro, na Câmara Municipal de Itamarandiba, Alto Jequitinhonha, audiência pública para discussão da importância e a necessidade da implantação do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no município de Itamarandiba.


O evento idealizado e promovido pelo “Movimento UFVJM em Itamarandiba” foi marcado pela grande participação popular. Além de representantes dos poderes legislativo e executivo, reuniram-se, no auditório da casa legislativa, professores, estudantes, empresários, presidentes de associações e entidades, lideranças políticas e religiosas, advogados e população local.

“Estamos vivendo um momento histórico no qual precisamos nos unir por uma causa única: o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Itamarandiba. É uma oportunidade ímpar e somente com união e luta poderemos transformar este sonho em realidade.”, comentou o empresário Walber de Miranda Santos, um dos apoiadores do movimento.


De acordo com os membros da comissão “Vale + Educação”, a mobilização tem acontecido pelo fato de os municípios de Unaí e Janaúba terem sidos contemplados com 02 novos campi da UFVJM, mesmo estes não sendo município da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí.



No encontro os membros da comissão fizeram questão de ressaltar que o movimento não possui caráter político-partidário e que a união é peça fundamental na conquista de um campus universitário para o município de Itamarandiba.


Como explicou o Oficial de Justiça, José da Conceição Meira, um dos integrantes da comissão. “Queremos deixar bem claro que nós da comissão não temos nenhuma ligação partidária. Se percebermos que tem pessoas à frente com interesse político estaremos contra. Precisamos da união de todos, independente de credo, raça e ideologias políticas. Somente com aderência comum que conseguiremos obter êxito nesta luta.”.



Na audiência pública ficou evidenciado que todos os segmentos sociais e políticos estão em comum acordo para a implantação do campus da UFVJM no município.


A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Freire, apresentou aos participantes as ações que a Prefeitura já desenvolveu em busca da instalação do campus no município e reiterou o compromisso do poder executivo em apoiar, em todos os sentidos, o movimento.

“Estamos todos engajados em um único propósito; que é conseguir a implantação da UFVJM em Itamarandiba. E com a união, aqui demonstrada por tantos segmentos da sociedade, não tenho dúvida que poderemos realizar nosso sonho.”, concluiu a Secretária.


No encontro foi lembrado que além, do apoio da população, Prefeitura e Câmara Municipal de Itamarandiba, vários outros municípios circunvizinhos já aderiram a idéia e estão apoiando a implantação do campus da UFVJM em Itamarandiba.

Contudo, a audiência serviu, ainda, para ser debatido e definido quais as melhores estratégias para realizar, com qualidade, um trabalho conjunto entre todos os apoiadores da mobilização.


Segundo, os integrantes da comissão “Vale + Educação”, Itamarandiba tem totais condições de acolher uma universidade, a centralização regional (são 13 os municípios que fazem limites, totalizando uma população aproximada de 170 mil habitantes), a disponibilidade de recursos, grande ascensão econômica, mercado imobiliário em franco desenvolvimento (grandes áreas para expansão), grandioso potencial turístico, dentre outros, são apontados como fatores relevantes para conseguir a instalação da UFVJM no município.

Fonte: Diário do Jequi

2 comentários:

JORNAL A CIDADE- CAPELINHA disse...

Com todo respeito aos nossos vizinhos Itamarandibanos, eu gostaria de pontuar algumas questões a respeito de luta da cidade de Itamarandiba:

1 - A Cidade de Itamarandiba está a 190 KM de Diamantina (O PNE exige que seja no minimo 200KM)

2- Segundo a reportagem, serão beneficiadas cerca de 170mil Habitantes. Capelinha atenderá o Dobro, será 307 mil Habitantes.

3- Não existe viabilidade de acesso da população de cidades vizinhas na cidade de Itamarandiba.

4- Segundo o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) A única cidade que tem viabilidade de instalação de um Campus da UFVJM em nossa região, é a cidade de Capelinha. Em nenhum momento o PDI fala de Itamarandiba e Minas Novas.

É claro, que é um direito da cidade de Itamarandiba lutar por isso, assim como Minas Novas e qualquer outra cidade. No entanto, nem sempre a luta tem possibilidade de gerar resultados.

Eu penso que deveriamos nos unir, todos e todas e abraçar Capelinha nessa luta, porque senão corremos o risco de entregar nosso polo para Nanuque.

Pensem nisso

Abraços

Hélio Silva de Souza

Adenilson Vieira disse...

É... Reparem no Comentário do "Dr."Hélio Silva de Souza.. E, Notem como um ser Humano as vezes pode ser simplesmente Despresível...
Meu Karo Amigo; Não é de Interesse de Itamarandiba e acho que nem do governo o que você por si só está pensando ou não com base apenas em alguns números com qual os quais nem vc mesmo talvez os conheça; A Propósito, Nem O BAIXO, MÉDIO E ALTO VALE DO JEQUITINHONHA estava nalista do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) Quem dirá Capelinha... E só para finalizar meu nobre Dr... Já que Capelinha é Tão Grande e Já tem Tantas Vantagens assim Como Dizem, mais motivos para o CAMPI Ir Para um município Como Itamarandiba e Minas Novas que presisa Crescer. Tenho Dito...

Postar um comentário