sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sectes e CVT de Salinas capacitam artesãos e empreendedores na área de cerâmica

Sectes e CVT de Salinas capacitam artesãos e empreendedores na área de cerâmica
Nos dias 18 e 19 de novembro, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Polo de Inovação e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Salinas, no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas, promove o workshop Modelagem de Ornamentos em Utilitários Cerâmicos. A iniciativa visa motivar o desenvolvimento de produtos que aproveitem a grande variedade de minerais industriais disponíveis no município e região.


O workshop irá abordar o processo de criação, modelagem e reprodução de ornamentos para o objeto cerâmico decorativo ou utilitário, como garrafas e utensílios para degustação de cachaça, cuja indústria é forte na região. A programação inclui palestras, demonstrações técnicas e aulas práticas de modelagem.

As atividades serão realizadas no CVT de Salinas, que dispõe de toda a infraestrutura para transferência de tecnologia em cerâmica para as comunidades locais, além de espaço para promoção da inclusão digital.

Segundo a professora da Universidade Federal de São João del-Rei, Luciana Chagas, que irá ministrar o workshop, o objetivo é enriquecer o repertório criativo dos participantes para decoração de peças cerâmicas e disponibilizar a técnica necessária para produção de ornamentos a partir de processos artesanais e semi-industriais.

O workshop é mais uma ação do projeto da Sectes, em desenvolvimento desde 2005, Central de Cerâmica Artística e de Mesa de Salinas. No final de outubro, artesãos e pequenos empreendedores de Salinas e região já haviam participado de um workshop sobre materiais e esmaltes cerâmicos.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o projeto tem a construção da cidadania como objetivo maior, por meio do desenvolvimento econômico e social das pessoas beneficiadas.

Os interessados em participar do workshop devem enviar um email com nome, número da identidade e endereço para cristiana.souza@tecnologia.mg.gov.br salinascvt@yahoo.com.br ou procurar diretamente o CVT de Salinas.


Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário