terça-feira, 13 de dezembro de 2011

6 estudantes do Vale recebem prêmio de concurso de redação na ALMG

Vencedores de Concurso de Redação recebem prêmios nesta quarta, 14.12
6 estudantes de escolas do Vale receberão homenagem da ALMGA Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (14/12/11), a solenidade de premiação do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, quando são esperados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira os 94 alunos vencedores.
O evento terá início às 14h30 e contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Na programação, show do cantor Wilson Sideral e sorteio de uma das 94 redações vencedoras para ser publicada em revista da Academia Mineira de Letras.
Promovido pela Assembleia de Minas e Secretaria de Estado de Educação (SEE), o concurso homenageia o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Foram escolhidas duas redações de cada uma das 47 Superintendências Regionais do Ensino, sendo uma do ensino fundamental e outra do ensino médio.
Cada aluno e seu professor receberá um notebook e sua escola, um prêmio de R$ 5 mil. As 94 redações vencedoras serão publicadas em um caderno especial, conforme previsto no edital do concurso.
Entre os objetivos do concurso de redação, destaca-se o de estimular os estudantes a relacionarem a história de Minas Gerais com o momento atual das cidades e regiões onde vivem, por meio da reflexão sobre os elementos que constituem a identidade mineira.

Outras metas foram estimular a pesquisa e a criatividade dos jovens; discutir criticamente o processo do registro histórico; e difundir a compreensão de que a história é dinâmica e cada cidadão participa dela.
Saiba mais - O concurso de redação foi lançado em 17 de maio, também com show de Wilson Sideral, quando cerca de 3 mil jovens estiveram no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
A entrega das redações às Superintendências Regionais de Ensino ocorreu em 12 de setembro, com a apresentação de cerca de 2 mil textos vindos de 1508 escolas - mais que o dobro de escolas participantes do último concurso, realizado em 2009. Em 10 de novembro, foi divulgado o resultado final.

Na programação, visita a Ouro Preto e ao Museu das Minas e do Metal.
Além da solenidade de premiação na ALMG, às 14h30 do dia 14, os vencedores do concurso de redação terão várias atividades:
* Na terça-feira (13), os alunos premiados irão ao município de Ouro Preto, acompanhados de um representante legal, do professor orientador e de representante da direção da escola. A programação tem início às 8 horas.

* Na quarta (14), pela manhã, alunos e professores farão visita orientada ao Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. A visita será às 8h30.

Cidades de destaque do Vale do Jequitinhonha
Almenara, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Chapada do Norte, Diamantina e Gouvea

Melhores Redações do Vale que serão premiadas:
Aluna: DANIELA ALVES PEREIRA
Professora: Maria Helena Dias Lopes
Escola: EE JOSÉ RODRIGUES FIGUEIREDO ENSINO MEDIO
Cidade: CHAPADA DO NORTE – Médio Jequitinhonha - Regional Araçuaí

Aluna: EMILLE XAVIER CORDEIRO
Professor: Pedro Borges Pimenta Júnior ENSINO MEDIO
Cidade: ALMENARA – Baixo Jequitinhonha - Regional Almenara

Aluno: ÍTALO ALVES MEIRELES
Professora: Elaine Magalhães Dantas
Escola: EE BARÃO DO RIO BRANCO ENSINO FUNDAMENTAL
Cidade: CACHOEIRA DE PAJEÚ – Médio Jequitinhonha - Regional Almenara

Aluno: LEOMAR MOREIRA RODRIGUES
Professora: Maria Consueli Ramalho
Escola: EE DE PORTO ENSINO FUNDAMENTAL
Cidade: BERILO – Médio Jequitinhonha - Regional Araçuaí

Aluna: POLIANA DO PRADO CARVALHO
Professora: Celeste de J. Santos Corrêa
Escola: EE PROFESSORA GABRIELA NEVES ENSINO FUNDAMENTAL
Cidade: DIAMANTINA – Alto Jequitinhonha - Regional Diamantina

Aluna: SABRINA DA CONCEIÇÃO GUEDES
Escola: EE JOVIANO DE AGUIAR ENSINO MEDIO
Cidade: GOUVEA Alto Jequitinhonha - Regional Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário