terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Artesanato dos reassentados de Irapé está de volta à Cemig

Artesanato dos reassentados de Irapé está de volta à Cemig A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresenta de terça (13.12) a sexta-feira (16.12)a 3ª Feira do Projeto Artesanato Irapé. O evento faz parte do convênio com a Empresa de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) para promoção e incentivo do artesanato entre as famílias reassentadas pela Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha. A intenção é fomentar alternativas de renda para os participantes.



A 3ª Feira do Projeto Artesanato Irapé acontece no jardim inferior do edifício-sede da Cemig, na avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Os artesãos irão expor e comercializar peças em bordado, crochê, tricô, costura e trançados em fibras vegetais. As peças expostas este ano demonstram a evolução do trabalho apoiado nas tradições regionais e orientações recebidas nas oficinas do projeto. O evento também conta com a participação especial das bordadeiras de Andrequicé, município de Três Marias, que passaram por um processo semelhante de incentivo para organizar a produção de seu artesanato. Uma novidade para a feira deste ano é o estande de agroindústria que trará produtos da região, como farinha e mel.
O convênio, batizado Projeto Artesanato Irapé: Resgatando Valores e Cultura através do Artesanato, foi firmado no final de 2008.


Com investimento total de R$ 500 mil, teria duração de dois anos. O comprometimento por parte dos artesãos, o sucesso obtido na evolução das peças e a grande aceitação desse artesanato pelos diversos públicos presentes nos eventos nos quais participaram, levaram a Cemig e a Emater/MG a estender o convênio até o final de 2012.



O projeto teve início com a identificação dos reassentados com potencial e que desejavam participar. Nessa atividade, foram confirmados cerca de 140 agricultores familiares em diversas associações.
Os artesãos estão hoje vinculados a 28 associações de reassentamento. Eles se distribuem por 102 fazendas, situadas em 17 municípios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas: Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Francisco Dumont, Montes Claros, Itacambira, Janaúba, Francisco Sá, Berilo, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Turmalina, Diamantina, Capelinha, Água Boa, Angelândia e Itamarandiba.
Apoio
Segundo o coordenador do Projeto Artesanato Irapé, Márcio Rodrigues Corrêa, a ação possui aspectos positivos fundamentais para a população reassentada. “O primeiro aspecto é proporcionar o resgate da cultura do local de origem dos reassentados no novo local de moradia, distante do original. O segundo é proporcionar às famílias uma renda de forma consistente e sem os riscos e incertezas das lavouras de subsistência na região. Poderíamos acrescentar um terceiro aspecto que é a valorização do trabalho da mulher reassentada, que é a quase totalidade dos grupos de artesãos.”

Organização dos reassentados
Até o momento, foram realizadas 18 oficinas de capacitação, alternadas entre as fazendas das margens direita e esquerda do rio Jequitinhonha. Dando continuidade ao trabalho, os técnicos da Emater realizam inúmeras visitas às fazendas estruturando os grupos de produção de artesanato. Dessas visitas, foram organizados 18 grupos de produção de peças de artesanato.

O projeto foi dividido em três etapas distintas. A primeira foi a identificação dos artesãos e suas habilidades. Nessa fase também foi feita a capacitação e organização dos grupos de produção e percepção da qualidade dos produtos. Na segunda, e atual, entram o aprimoramento de técnicas, a capacitação para gestão coletiva e a participação em feiras. No terceiro momento será lançado um catálogo das peças e a participação em feiras nacionais.

Serviço:
3ª Feira do Projeto Artesanato Irapé
Período: 13 a 16/12
Horário: 10h às 19h (terça-feira) e 8h às 19h (quarta a sexta-feira)
Local: Jardim inferior do edifício-sede da Cemig
Endereço: Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho – Belo Horizonte

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário