terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Chapada do Norte: Distritos enfrentam problemas com o abastecimento de água

Chapada do Norte: Distritos enfrentam problemas com o abastecimento de água

Os distritos de Chapada do Norte, durante o período chuvoso, vivem situação dramática com a falta de distribuição de água pela empresa COPANOR, subsidiária da COPASA. É que com as enchentes devido às fortes chuvas que caem na região a empresa não consegue levar até a população água potável.
Rio Araçuaí em Santa Rita do Araçuaí - Onde funciona a captação de água da COPANOR - Foto: Blog do Tim
Veja reclamação de uma moradora do distrito do Granjas do Norte: Acompanhe recente matéria veiculada no Blog do Tim, do Distrito de Santa Rita do Araçuaí:
Não é por acaso que a COPANOR vem atingindo altos índices de insatisfação por parte da população do Município de Chapada do Norte. Desde a sua implantação, em substituição à COPASA que a estatal, que foi criada para resolver os problemas de saneamento básico dos pequenos municípios, vem acumulando uma série de fatores negativos que estão afundando a imagem da própria empresa.

Nos anos anteriores tivemos vários problemas, como a sequência de falta de água na Sede e nos distritos, principalmente em Boa Vista (São Sebastião da Boa Vista), as obras de infra-estruturas de saneamento, como abastecimento de água nas comunidades rurais e implantação dos sistemas de tratamento dos esgotos da sede e dos distritos.

E agora, para piorar a imagem da empresa, os distritos de Santa Rita (do Araçuaí), Cachoeira (do Norte) e Boa Vista estão sem água já há cinco dias. O período chuvoso, ainda que no seu início, testou a fragilidade do sistema de captação de água no rio Araçuaí que abastece os três distritos.

Antes a COPASA mantinha a bomba de captação de água sobre uma balsa, que com a enchente do rio em 2009 acabou sendo levada pelas águas e outra não foi colocada em seu lugar, o que dificulta o trabalho dos funcionários da empresa.

Um outro problema é que anteriormente um barco de madeira ficava a disposição dos funcionários para terem acesso a balsa nos casos de enchentes e agora não tem mais.
A equipe técnica da empresa já foi contactada sobre o problema nos equipamentos, mas até o momento o problema não foi resolvido.
A população dos três distritos espera ansiosa pela resolução do problema.
Fonte: Blog do Jequi e do Tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário