segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Capelinha: Escolas participarão de projetos na prevenção ao uso de drogas

Capelinha: Escolas participarão de projetos na prevenção ao uso de drogas A partir de 2012, escolas das redes municipal e estadual de ensino de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, irão participar de projetos voltados à prevenção ao uso de drogas.
Os projetos serão desenvolvidos por cinco entidades sem fins lucrativos selecionadas pelo programa Aliança Pela Vida. Além de Capelinha, foram selecionados projetos em Berilo Horizonte, Pedro Leopoldo e Betim, estas na região metropolitana.

“Vamos ter o número de escolas atendidas a partir de fevereiro. Até lá as entidades irão apresentar os projetos para as escolas do município e fazer um levantamento de quais comunidades querem desenvolver as ações”, ressalta diretora de Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Soraya Hissa.

Entre as ações previstas nos projetos das entidades selecionadas estão a sensibilização e capacitação de professores para abordar o tema com os alunos, mobilizar os estudantes a encontrarem ações coletivas e preventivas contra o uso abusivo de drogas. Além do desenvolvimento de atividades que envolvam toda a comunidade escolar formando assim multiplicadores das ações preventivas e de valorização da vida.
Programa Aliança Pela Vida
As ações do Aliança pela Vida, lançado em agosto de 2011, são voltadas ao atendimento de usuários, dependentes de drogas e seus familiares e à capacitação de profissionais de saúde, da área de assistência social e do sistema de defesa, atuando também na repressão ao tráfico de drogas.

Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso de drogas
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) é um dos órgãos que fazem parte do comitê que visa reforçar as ações governamentais no combate às drogas. O comitê é responsável por receber e analisar as propostas de ações enviadas pelos órgãos da administração pública direta ou indireta, autárquica e fundacional que desenvolvam programas sociais que contribuem com ações educativas e preventivas em relação ao uso indevido de drogas.

Fazem parte do Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas as secretarias de Estado de Governo (Segov), de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), Planejamento e Gestão (Seplag), Defesa Social (Seds), Desenvolvimento Social (Sedese), Saúde (SES), Esporte e Juventude (Seej), Trabalho e Emprego (Sete), Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem).
Participam ainda do Comitê, a Controladoria Geral do Estado e a Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social.
Porque Capelinha foi selecionada
O município de Capelinha vem se destacando no combate ao uso de drogas e assitência aos usuários. Vários programas sociais vem sendo implantados dando atenção especial à questão da prevenção e tratamento de dependentes de entorpecentes.

O COMAD - Conselho Municipal Anti-drogas tem tido uma atuação destacada em Minas Gerais. Outras instituições também vem atuando de forma conjunta na implantação de uma política municipal de prevenção e combate às drogas. Clique nos links abaixo e acompanhe algumas ações:
comad-de-capelinha-no-combate-as-drogas
capelinha-realiza-II-conferencia-sobre-drogas
seminário-jovem-vao-debater-drogas
Outra cidade que vem se destacando no Vale do Jequitinhonha no combate à drogas é Almenara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário