quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Oficina debate Comitê em defesa da vida em Itaobim

Oficina debate Comitê em defesa da vida em Itaobim

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou no dia 16 de dezembro, no auditório do Hospital Vale do Jequitinhonha, no município de Itaobim, no Mèdio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a oficina para implantação do Comitê Municipal em Defesa da Vida.



O evento debateu os três eixos fundamentais da rede Viva Vida: a estruturação, através da construção dos Centros Vida Vida, a qualificação, por meio da capacitação dos profissionais e a mobilização social, que funciona através dos Comitês Municipais de Defesa da Vida.

Segundo a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária da GRS Pedra Azul, Cleide Sarmento, com a adesão do município de Itaobim, a região passará a ter 11 comitês implantados.







Segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2007, ocorreram 929 óbitos de crianças na região, sendo que as principais causas são diarréias, pneumonias, desnutrição e agravos da gestação que levam ao nascimento de prematuros e complicações no momento do parto e puerpério.

Como forma de buscar mostrar aos participantes da oficina importância do Comitê Municipal em Defesa da Vida, o enfermeiro do município de Almenara, Agnaldo Gomes, apresentou os principais resultados alcançado pelo comitê de Almenara, que já está em funcionamento a pouco mais de um ano.



“Muitas vezes as gestantes da zona rural vão para o hospital achando que já está na hora de fazer o parto, mas quando o médico a examina observa que as contrações ainda são leves e que ainda não é o momento de fazer o parto. Para evitar que essas mães retornem às suas casas na zona rural, que é um local distante e de difícil acesso, buscamos oferecer para elas a Casa das Gestantes, que é um local onde ela poderá ficar e se alimentar, sem ter custo algum e evitando o desgaste de viajar novamente”, disse.

Segundo Gomes, é importante a participação efetiva da sociedade civil nas ações do Comitê em Defesa da Vida de forma a garantir o acolhimento e atenção à saúde da gestante e seu bebê e disseminar as ações em saúde que podem salvar vidas.



“Para o ano de 2012, o nosso Comitê já está com uma proposta de trabalhar com o kit enxoval, que irá beneficiar as gestantes carentes do município que realizarem por completo as consultas e exames exigidos no pré-natal”, finalizou.
Mobilização
A Mobilização Social em Saúde é uma ferramenta que contribui para a mudança cultural e a transformação social, já que as reduções da mortalidade infantil e materna no estado são responsabilidades não só do governo, mas também da sociedade civil.

Os Comitês Municipais de Defesa da Vida são espaços onde se compartilham informações, propostas e apresentação de projetos, identificando as principais demandas e contribuições para a redução da mortalidade infantil e materna no Estado.

O programa Viva Vida oferece, ainda, ações importantes de captação de recursos na área de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. As ONGs que trabalham com ações que impactam redução da mortalidade infantil e materna também podem receber recursos estaduais.

Fonte: Allan Campos da GRS de Pedra Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário