sábado, 17 de dezembro de 2011

UFMG divulga programação de Encontro de Comunicadores do Vale

UFMG divulga programação de Encontro de Comunicadores do Vale

O Encontro de Comunicadores do Vale a ser realizado na cidade de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, já tem programação confirmada. A Comissão Organizadora do Polo Jequitinhonha/UFMG, responsável pelo evento, divulgou o conteúdo, participantes (palestrantes, debatedores e oficineiros) e atividades.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA (27/01)
Abertura
Período de debates - 09h às 12h
Tema: Acesso público as mídias
Participantes: Elias Santos (UFMG): Acesso as mídias dentro da universidade
Graziela Melo (UFMG): Extensão e possibilidades de acesso
Luiz Santiago (Pedra Azul): História do jornalismo e das mídias no Vale
Gildásio Jardim (Padre Paraíso): Comunicação e mobilização em Padre Paraíso
Mediador: Marcus Vinícius (Araçuaí)

Período de oficinas - 13h30 às 17h30
- Oficina de Radiojornalismo - Ministrada por Vozes do Vale / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídias Sociais, web e comunicação - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de comunicação para mobilização social - Ministrada por ACS-Jequi / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídia tática - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de audiovisual para web - Ministrada por Associação Imagem Comunitária (AIC)
- Oficina de Redação Jornalística - Ministrada por Luiz Santiago (Pedra Azul)

Programação Cultural - 19h30

SÁBADO (28/01)
Período de debates - 09h às 12h
Tema: Como vai a comunicação nos tempos das mídias digitais?
Participantes: Beatriz Bretas (UFMG): Possibilidades nos tempos das mídias digitais
Álbano Silveira (Berilo): O Blog do Banu e o Vale nos tempos das mídias digitais
Oldack Esteves - Kareka (Itaobim): Experiências de comunicação em Itaobim
Will Nascimento (Pedra Azul): Os jovens comunicadores do semi-árido nos tempos das mídias digitais
Rafael Matos (Jequitinhonha): Assessoria de Comunicação Colaborativa em Jequitinhonha
Mediadora: Graziela Melo (UFMG)

Período de oficinas - 13h30 às 17h30
- Oficina de Radiojornalismo - Ministrada por Vozes do Vale / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídias Sociais, web e comunicação - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de comunicação para mobilização social - Ministrada por ACS-Jequi / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídia tática - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de audiovisual para web - Ministrada por Associação Imagem Comunitária (AIC)
- Oficina de Redação Jornalística - Ministrada por Luiz Santiago (Pedra Azul)

ENCERRAMENTO

EMENTA DE OFICINAS

OFICINA DE RADIOJORNALISMO
Ministrada por Programa Polo Jequitinhonha/UFMG
Ementa: A cultura radiojornalística de apuração e produção de notícias da própria região não é muito comum no Vale. Essa oficina pretende introduzir aos radialistas conceitos básicos de jornalismo e suas linguagens próprias do rádio. Baseada na oficina de formação em radiojornalismo para rádios comunitárias ministradas por Jean-Jacques Fontaine e Yves Magat da ONG Jequitibá, pretende-se também discutir sobre como os radialistas do Vale podem se apropriar desses conhecimentos, uma vez que a estrutura das rádios e a cultura de ouvir o rádio são muito particulares. Serão introduzidas técnicas básicas de entrevista, linguagem radiofônica, debate e reportagem, através de exercícios práticos que ajudam na fixação do conteúdo.
Participantes: 25

OFICINA DE AUDIOVISUAL PARA WEB
Ministrada por: Associação Imagem Comunitária
Ementa: A produção audiovisual sempre esteve atrelada a equipamentos pouco acessíveis à maioria das pessoas. Com o desenvolvimento das tecnologias, outros meios surgiram e hoje são importante potência de acesso à produção e democratização dos meios. Nestes dois dias de Encontro, a oficina terá como intenção sensibilizar os participantes para a linguagem audiovisual e, a partir de equipamentos disponíveis, como câmeras de celulares e de fotografia digital, fomentar que os participantes produzam pequenos vídeos sobre questões que interessem a eles. A partir das produções, a ideia é disponibilizá-las em sites e páginas conhecidas pelos próprios participantes e pensar em outros meios de compartilhamento dessas imagens, como blogs, redes sociais, vimeo, you tube, entre outros.
Participantes: 20

OFICINA DE MÍDIA TÁTICA
Ministrada por: Oficina de Imagens
Ementa: Um espectro ronda a cultura: o da mídia tática. Desafiante, brincalhona e consciente, a mídia tática não tem papas na língua para pôr em questão os padrões do bom gosto, da apatia social ou da prática artística. A Mídia Tática pode ser definida como uma forma de atuação que usa os meios de comunicação para criar intervenções urbanas que misturam arte e ação política. Ela dá voz a todos aqueles excluídos desses meios: classes desfavorecidas, minorias (raciais, sexuais, etc.) comunidades alternativas, dissidentes políticos e artistas de rua, entre outros. A oficina tem como objetivo apresentar conceito de mídia tática aos comunicadores, despertando potencialidades acerca do uso alternativo - e subversivo - das mídias disponíveis. Buscaremos discutir maneiras dos indivíduos colocarem suas opiniões em discussão na cidade por meio de intervenções nos espaços públicos da comunidade, trabalhando com comunicação, arte e cultura.
Participantes: 20

OFICINA DE MÍDIAS SOCIAIS, WEB E COMUNICAÇÃO
Ministrada por: Oficina de Imagens
Ementa: A comunicação é um elemento fundamental para o exercício da cidadania e uma ferramenta muito importante nos processos de mobilização social. É a partir dessa reflexão que a oficina de Mídias Sociais, Web e Comunicação se orienta, tendo como proposta mostrar aos participantes as potencialidades das práticas comunicativas na internet. Esta oficina desenvolverá alguns conceitos básicos de produção e veiculação de informação para a internet, como textos e imagens. Por meio dessa formação, os participantes produzirão conteúdos textuais e visuais para postagens em blogs, a serem desenvolvidos durante a oficina. Outro conteúdo a ser trabalhado é o funcionamento de algumas redes sociais na Web, como Twitter, Orkut, Facebook e Ning, ressaltando a importância e a potencialidade de cada ferramenta.
Participantes: 10

OFICINA DE COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Ministrada por: Programa Polo Jequitinhonha/UFMG
Ementa: A mobilização social é entendida como um processo de convocação de vontades para uma mudança da realidade, por meio de propósitos comuns estabelecidos em consenso. A comunicação tem, então, nesse contexto, um papel fundamental. A oficina pretende analisar as funções, características e estratégias de comunicação nos processos de mobilização social, bem como a mobilização como processo comunicativo de geração de co-responsabilidade em relação a causas sociais.
Participantes: 20

OFICINA DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA
Ministrada por: Luiz Santiago
Ementa: A produção jornalística não se limita a expressão de opiniões, a narração de fatos, ou a reescritura de entrevistas. Nem trata-se de mais um estilo literário. O olhar jornalístico sobre a realidade convoca recortes e enquadramentos específicos, que são frutos de técnicas e experiências adquiridas durante anos de construção da profissão. A oficina de Redação Jornalística tem como objetivo a transmissão de técnicas que estruturam o fazer jornalístico e tornam a produção mais eficiente e apurada. O curso propõe a realização de explanações e atividades práticas que abordem a estrutura, técnica e elementos do texto jornalístico, focando no formato notícia.
Participantes: 20
Informações pelo telefone: (31) 3409- 4067
Realização: UFMG/Polo Jequitinhonha

Um comentário:

ana maria disse...

Como faço para participar do Encontro de Comunicadores . Creio que será muito importante para quem atua na área.meu e-mail:anamaria.carvalho.s@hotmail.com

Postar um comentário