terça-feira, 20 de dezembro de 2011

UFVJM: oportunistas políticos tentam ganhar projeção com Movimento popular do Vale

UFVJM: oportunistas políticos tentam ganhar projeção com Movimento popular do Vale O "Movimento A UFVJM é nossa!" vem crescendo desde agosto passado, quando foi lançado. Tomou conta das ruas das cidades de Capelinha, Araçuaí, Virgem da Lapa, Itaobim e Almenara. Vem agitando escolas e salões de reunião de todo o Vale. São mais de 20 mil pessoas que se manifestaram em praça pública. Mais de 7 mil pessoas ocuparam a Praça do Povo, em Capelinha, no dia 25.11, para exigir que a UFVJM abra campus na cidade, em Araçuaí e em Almenara. Depois de ocupar as redes sociais, na internet, com mais de 2 mil participantes no face book, blogs,orkut e sites, este movimento vem incomodando os políticos profissionais que sempre exploraram e enganaram o povo do Vale.




É um movimento de indignação com os rumos que a UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri vinha tomando, pois aprovou de forma autoritária os campi em Janaúba e Unaí, fora da nossa região.

Álbano Silveira, de Berilo, e Jean Freire, de Itaobim, debatendo com o Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, sobre posição autoritária do CONSU na aprovação de campus fora da região. Logo depois, foi aprovada a instalação de 3 campi em cidades do Vale.
A pressão aumentou em Diamantina, na Reitoria e no CONSU- Conselho Universitário da UFVJM. Dia 07.10, o CONSU aprovou a instalação de 3 campi em cidades do Vale, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.

O Movimento cresceu e aumentou ainda mais com a proposta indecorosa e desrespeitosa de mudança de nome da Nossa Universidade, tirando o sobrenome Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) derrotou, no plebiscito de 24.11, a proposta autoritária e manteve o nome e sobrenome da UFVJM.

Intervenção do Movimento A UFVJM é Nossa!, através de Maria do Rosário Sampaio, de Capelinha, na reunião do CONSU, dia 07.10. No dia 05.10, uma grande passeata de estudantes tomou conta das ruas de Araçuaí, com quase 2 mil jovens gritando pelo campus da UFVJM na cidade. O prefeito de Araçuaí Aécio Jardim foi convidado a participar, mas esquivou-se. E o pior. Disse que aquilo era movimento partidário, o que indignou os jovens, inclusive alguns que votaram nele.
Passeata de estudantes pelas ruas de Araçuaí emociou a população. No dia 12.11, o Teatro Luz da Lua, no centro de Araçuaí, não cabia de tanta gente manifestando pelo campus da UFVJM. Naquele dia, foi entregue o projeto técnico de campus na cidade, ao Deputado Federal Reginaldo Lopes, pesidente do PT de Minas, e Coordenador da Bancada Mineira, no Congresso Nacional, que o protocolou no MEC, na mesma semana.


Mais uma vez, o prefeito da cidade não compareceu, embora tenha assinado um documento de compromisso de contra-partida se o projeto viesse a ser implantado. Dois prefeitos da região, Dim Martins de Virgem da Lapa e José João, de Francisco Badaró, participaram do ato.

No dia seguinte, 13.11, domingo, durante a Festa da Manga, o mesmo deputado Reginaldo Lopes reuniu-se com lideranças em Itaobim e Almenara, debatendo a proposta do Vale em ter 3 campi instalados em cidades-polo.
No dia 19 de novembro, Virgem da Lapa registrou a maior manifestação de uma cidade não-candidata a ser sede de campus. Segundo o professor Magno Barbosa, cerca de 2 mil estudantes participaram de passeata pelas ruas em apoio ao campus da UFVJM em Araçuaí. Passeata de estudantes pelas ruas de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha.


No dia 25.11, Capelinha, no Alto Jequitinhonha, promoveu a maior manifestação popular do Vale colocando na Praça do Povo, mais de 7 mil pessoas, clamando por um campus na cidade e nas outras do Vale. Todos os deputados federais e estaduais votados na região foram convidados, assim como lideranças políticas de todos os partidos. Somente os deputados federais do PT, Reginaldo Lopes e Miguel Correa, compareceram ao evento. Lideranças políticas como Gelson Cordeiro, ex-prefeito de Capelinha, foram convidados, mas também não compareceram.

Itaobim mostrou sua força fazendo passeata juntando 3 mil pessoas, lutando pró-campus da UFVJM, no dia 01.12.Weliton Vitor, de Capelinha, vereador de Água Boa, Hélio Souza-Capelinha, Álbano Silveira - Berilo, Fabiany Ferraz - prefeita de Almenara; Raniene da Silva - prefeito Santo Antônio do Jacinto; deputado Federal Leonardo Monteiro. De costas - Secretário Luiz Cláudio Costa e deputado federal Reginaldo Lopes.
Uma comitiva de 16 pessoas, sendo 12 do Alto Jequitinhonha, 01 do Médio Jequitinhonha, e 3 do Baixo Jequitinhonha, entregou os documentos técnicos de Capelinha, Araçuaí e Almenara, ao Secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, que reforçou a intenção do Ministério da Educação em ampliar a UFVJM para as cidades-polo do Vale.

Capelinha juntou a documentação com mais de 20 mil assinaturas no abaixo-assinado, apoio de 15 prefeituras e Câmaras Municipais, sindicatos e outras organizações.


Vereador Cleuber Luiz, Terezino do Sindicato, Prefeito Pedro Vieira de Capelinha, Deputado Federal Reginaldo Lopes, Luz Cláudio Costa, Secretário da Secretria de Educação Superior/MEC, prefeita de Angelândia, Zélia Cardoso e Fátima Pimenta,de Capelinha. O Movimento A UFVJM é nossa! entregou seu documento-base fazendo um resumo de toda a luta na região, com reportagens, fotos e videos, e exigindo campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara.


Luiz Cláudio disse que havia recebido o documento de Araçuaí das mãos do deputado federal Reginaldo Lopes, em novembro. E acrescentou que a Presidenta Dilma iria autorizar a instalação de campus nas 3 cidades, no prazo máximo de 5 anos. O anúncio será feito entre os meses de abril e maio de 2012. Naquela data, haveria um novo Ministro da Educação, mas já estava tudo planejado. Havia dinheiro disponível e os projetos técnicos seriam analisados.


O Campus vai sair, afirmou o MEC, em audiência dia 06.12. Deputados, prefeitos omissos e lideranças políticas querem tirar o couro depois da onça morta.
Com o fortalecimento do Movimento, alguns prefeitos, lidernaças políticas e deputados da regiao apoiaram na primeira hora. Outros ficaram observando preocupados e cresceram o olho. Algumas lideranças políticas que não haviam participado até o momento tramavam uma forma de tirar dividendos eleitorais.

O grande golpe de marketing eleitoral aconteceu com o deputado federal Fabinho Ramalho, que se negou a receber a comitiva do Alto Jequitinhonha, no dia 06.12.11, em Brasília.

Ele marcou audiência com o Secretário-Executivo do MEC, José Henrique Paim, no dia 15.12, e convidou o prefeito de Araçuaí, Aécio Jardim, que até então não havia participado de nenhuma articulação e se negava a se reunir com pessoas da sua cidade para discutir tal assunto. Aécio convidou três jovens de sua cidade natal, Virgem da Lapa, para participarem do evento, pagando passagens e hospedagem para os três. O Prefeito Aécio não levou sequer uma liderança de Araçuaí.

Foto de reunião com José Henrique Paim, do MEC, e não com o Ministro da Educação. Gelson Cordeiro, ex-prefeito de Capelinha, que também se sentia fora de qualquer movimento viu nesta oportunidade uma forma de aparecer. Pegou carona e levou consigo a psicopedagoga Marli Andrade.

Foi realizada uma reunião com o José Henrique Paim e não com o Ministro Fernando Haddad, como quiseram divulgar. Paim levou a comitiva para cumprimentar o Ministro, quando aproveitou-se para tirar uma fotografia.

Ministro da Educação Fernando Haddad, Gelson Cordeiro e Marli Andrade ( Capelinha); Aécio Jardim, Prefeito de Araçuaí; e Fábio Xavier , de Virgem da Lapa. Neste momento, é importante frisar que somente o documento técnico de Araçuaí foi entregue novamente pelo prefeito Aécio Jardim. Havendo assim, dois protocolos.

Todas as três cidades já haviam protocolados seus documentos com a Secretaria de Educação Superior do MEC que já havia encaminhado os processos de estudos e viabilidade técnica.

Aqueles que desconhecem e/ou negam a história de todo o movimento de luta do povo do Vale são oportunistas e querem tirar o couro depois da onça já morta.

Sejam bem-vindos todos os que puderem e quiserem contribuir para a efetivação dos sonhos de centenas de milhares de pessoas do Vale.

Mas, os covardes, os omissos e oportunistas eleitoreiros serão denunciados pelo Movimento A UFVJM é nossa!

3 comentários:

Herbert Ferreira disse...

Opaaa... Aquela foto do Álbano lá não é negociando campus com o Reitor não! Eu estava lá neste exato momento quando você Álbano gritou: Conselho autoritário, daí o reitor pediu para que você se retirasse! O pessoal estava pedindo para você poder voltar à sala de reunião do CONSU. Você pode ter negociado outro dia, mas esse aí não!!! Pq vc colocou aquela legenda na foto? Não intendi!!!

Marcus Costa disse...

Boa informação, mas nenhuma foto do movimento em Itaobim e Almenara banu?

Mário Sampaio disse...

È, se queriam aproveitar mesmo esta turma que foi por último não sei, mas acho que eles só irão é somar mais força, pq o que tinha que ser feito, foi feito há dias atrás quando foi a equipe unida pra Brasília, a equipe que começou o movimento.

Postar um comentário