domingo, 18 de dezembro de 2011

Cidades do Vale do Jequitinhonha recebem primeiras agências do Banco Travessia

Cidades do Vale do Jequitinhonha recebem primeiras agências do Banco Travessia Os municípios do Vale do Jequitinhonha, Itinga, Santo Antônio do Jacinto e Presidente Kubitschek, estão entre as primeiras localidades do Estado que ainda neste ano serão beneficiadas com a inauguração de agências do Banco Travessia.
O programa tem objetivo de incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos e se qualificarem para o mercado de trabalho.

O primeiro município a ser beneficiado pelo programa será Presidente Kubitschek, no Alto Jequitinhonha. Em Itinga, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a inauguração da agência está marcada para o dia 22 de dezembro, quinta-feira.

O Banco tem como público-alvo famílias com pelo menos uma privação educacional. Essa situação ocorre quando pelo menos um membro da família com mais de 14 anos de idade ainda não completou cinco anos de escolaridade ou pelo menos uma criança da família, em idade escolar, não frequenta a escola.

Por meio do Banco Travessia, cada membro da família que retomar aos estudos ou aderir a cursos de aperfeiçoamento profissional recebe uma moeda de troca, denominada Travessia, em uma poupança conjunta para a família. A moeda equivale a R$ 1,00. Dessa forma, se algum membro retoma os estudos, todos os integrantes que residem no mesmo endereço recebem por isso.

A cada nova etapa educacional cumprida, mais Travessias são depositadas no banco. Depois de até, no máximo, três anos, toda a quantia depositada pode ser retirada, já convertida em Real. Ao final do período, poderão ser sacados até R$ 5 mil.
A empregada doméstica Celma Martins está animada com a novidade e ansiosa para retomar os estudos.
- O governo está dando esse benefício para a gente e vai ajudar muitas famílias. , por isso quero aproveitar a oportunidade, porque sem estudo a gente não é nada, disse.
Fonte: http://www.onorte.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário