domingo, 22 de janeiro de 2012

Araçuaí:"K-iau em Cena" apresenta: História de Édipo

Araçuaí: Festival de Teatro "K-iau em Cena" apresenta:
História de Édipo, com Grupo Teatro Andante de BH
Hoje, 22 de janeiro de 2012, domingo, às 20h, no Teatro Luz da Lua


“Édipo Rei” é uma das histórias mais famosas e mais antigas da humanidade, escrita por Sófocles, na Grécia, há 2.500 anos. Conta a história de um rei que, sem saber, matou o próprio pai e casou-se com a mãe. Tratando da ambição do poder, do destino e do livre-artbítrio, a história tornou-se uma das peças clássicas gregas mais populares, sendo montada por artistas das mais diferentes gerações e sofrendo as mais diversas adaptações e interpretações em todo o mundo.
Nessa releitura do mito de Édipo, o grupo construiu um espetáculo contemporâneo, ágil, ousado na linguagem, politicamente atual e contundente na comunicação com o público.
Não Perca!O Grupo Teatro Andante é hoje um dos mais atuantes e importantes grupos de teatro de Belo Horizonte, tendo participado de inúmeros festivais nacionais e internacionais. Retorna ao “K-iau em Cena” após marcante passagem em 2007 com os espetáculos "Olympia" e “Grande Cello e Florina & Fusaca". A montagem é dirigida por Marcelo Bones e tem no elenco: Angela Mourão, Beto Militani, Gladys Rodrigues e Glauco Mattos. Duração: 50 minutos - Recomendação: Livre Festival Nacional de Teatro de Araçuaí "K-iau em Cena" é uma iniciativa da Produtora Luz da Lua, de Araçuaí, em parceria com a Companhia Forte de Teatro, de Belo Horizonte. A primeira edição aconteceu em 2006 na Usina da Cultura- Centro de Referência Afro-indígena de Araçuaí (Quingem).

A segunda e a terceira edição aconteceram no Centro Cultural Luz da Lua, que também sediará, de 21 a 29 de janeiro de 2012, a quinta edição. A curadoria é de responsabilidade da Companhia Forte de Teatro, cuja coordenação é de Carlos Delgado.Além de ter a participação de grupos locais,o evento recebe companhias de outras cidades, estados e mesmo países.


Muitos dos grupos que se apresentam no "K-iau em Cena" já participaram de alguns dos mais importantes festivais de teatro do país, como o de Curitiba,o de Londrina, Cena Contemporânea e Porto Alegre em Cena além de acumularem premiações no Brasil e no exterior.


Na edição de 2012 o Festival receberá pela primeira vez um grupo gaúcho, a “Companhia Solos & Bem Acompanhados” com os espetáculos “Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana” e “Pois é, vizinha...” com atuação de Deborah Finocchiaro. Se destacam na programação do festival os premiadíssimos espetáculos “Hay Amor” e “Números” da Cia campineira "Os Geraldos", os divertidos “gringos” do "The Pambazos Bros” com “Porongo Vandeville” e a trágica “História de Édipo” com a adaptação contemporânea do conceituado Grupo Teatro Andante de Belo Horizonte.


Além dos espetáculos teatrais, o Festival também realiza o Bar Cultural todas as noites, no qual o grande público se reúne para ouvir cantores e corais locais. Desde sua primeira edição, o evento foi abraçado pela comunidade araçuaiense, que tem contribuído e reconhecido de forma muito carinhosa a importância desse festival para a cidade e para a região.


O "K-iau em Cena" conta com o patrocínio da CEMIG e o apoio e colaboração de empresas locais.Para mais informações entre em contato: Cia Forte de Teatro - carlosdelgado@ig.com.br Produtora Luz da Lua- produtoraluzdalua@yahoo.com.br


Mais informações: (33) 3731-4662 e http://www.festivalteatral.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário