sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Capelinha: TRE decide a favor de três vereadores que deixaram PR

Capelinha: TRE decide a favor de três vereadores que deixaram PR
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 26.01, o julgamento sobre infidelidade partidária, pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral dos vereadores de Capelinha Laerte Barrinha, Cleuber Luiz e Zezinho da Vitalina.


A Côrte do Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, decidiu por 5 votos a zero pela permanência dos três vereadores na Câmara Municipal de Capelinha. Com essa decisão, os juízes do TRE entenderam que os três vereadores tiveram razão em sair do Partido da República – PR de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, caracterizando, assim, que eles foram prejudicados com a troca de comando do partido de forma repentina e sem qualquer comunicado prévio ou chance de defesa junto ao Diretório Estadual do partido.

O julgamento e a decisão unânime a favor dos três vereadores pelo TRE foram acompanhados pelos advogados José Roberto Mendonça, de Belo Horizonte, e Rodrigo Bebiano Pimenta, de Capelinha. O processo também teve o acompanhamento do advogado capelinhense Dr. Nicodemos Evaristo Cordeiro.
Os vereadores Laerte Barrinha, Cleuber Luiz e Zezinho da Vitalina foram denunciados pelo Partido da República, no final do ano passado, acusados de infidelidade partidária por terem desfiliados do PR. Em sua defesa, os três vereadores justificaram a impossibilidade de permanecerem no partido, pois estariam ameaçados de perseguição e sujeitos a serem prejudicados em suas candidaturas nas eleições deste ano.
No decorrer do caso, o Procurador do Tribunal Eleitoral e o Juiz Relator do processo deram parecer a favor dos vereadores e contra o PR, inclusive propondo o arquivamento do processo sem julgamento do Mérito. No entanto, o julgamento foi marcado para hoje e os juízes do TRE acompanharam os dois pareceres e votaram por unanimidade pela permanência dos três vereadores em suas cadeiras na Câmara Municipal de Capelinha.
A decisão do TRE coloca a Câmara dos Vereadores com a maioria dominante do grupo apoiador do Prefeito Pedro Vieira. Caso a decisão fosse contrária tomariam posse os vereadores Jailson Pereira, do PSD, Carlito da Chapadinha e Pepe Legal, do PR, do grupo político adversário ligado ao ex-prefeito Gelson Cordeiro.
A noite deste quinta-feira, em Capelinha, foi de festa de vitória política, em pleno ano eleitoral. Mesmo com o resultado de 5 a zero e arquivamento do processo, representantes do grupo político adversário dos vereadores falam em recorrer de qualquer forma, como um jeito de manter a tensão e amneaçar cassar os vereadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário