terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comunidade indígena de Araçuaí inaugura biblioteca

Comunidade indígena de Araçuaí inaugura bibliotecaProjeto do Governo Federal é iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário A comunidade indígena de Engenheiro Schnoor, do município de Araçuaí, no Mèdio Jequitinhonha, nordeste de Minas, recebe neste 24.01, um incremento para o incentivo à leitura. Os índios da etnia Pankararu Ipataxó vão ganhar uma biblioteca do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A inauguração é parte do Programa Arca das Letras, uma iniciativa criada em 2003, que já implantou 31 acervos indígenas no estado de Minas e atende também outras etnias do território mineiro, os Pankararu e os Maxacali.

“Os temas dos livros foram indicados pelos índios de Engenheiro Schnoor, além de outros assuntos que foram incluídos pelo MDA que possam ajudar no entendimento de seus direitos, como estatutos. Nossa ideia é contribuir para a valorização da cultura indígena. São títulos de literatura brasileira, literatura indígena, cidadania e meio ambiente”, explica a coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e coordenadora geral de ação cultural do ministério, Cleide Soares.

Ela acrescenta que o acervo tem como meta fortalecer a comunidade do ponto de vista cultural. “Acreditamos que a biblioteca é um componente que agrega valor às ações já desempenhadas pelos índios, ampliando as fontes de informação. Temos exemplos de sucesso em outras comunidades, onde o material do Arca das Letras ajudou na criação de projetos locais de técnicas agrícolas”, destaca Cleide Soares.

Assim como as outras bibliotecas rurais, a dos índios Pankararu Ipataxó ficará sob a responsabilidade dos Agentes de Leitura. Os agentes são voluntários selecionados por meio de consulta popular. Desde 2003, o programa capacitou 17,5 mil agentes em todo o Brasil para atender e instruir os usuários. No evento de entrega do acervo em Engenheiro Fchnnor, serão capacitados mais dois agentes. No treinamento, eles aprendem práticas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.
Esta é a segunda biblioteca implantada pelo MDA em Araçuaí. Por isso, os agentes de leitura que já atuam no município também receberão nova formação para aperfeiçoarem os seus conhecimento.
Em Minas Gerais há 770 bibliotecas Arca das Letras em funcionamento no meio rural atendendo a mais de 70 mil famílias de agricultores. O Estado possui 1,4 mil agentes capacitados.
Sobre o Arca das LetrasCriado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou em todo o país 8,8 mil bibliotecas rurais em 3,2 mil municípios brasileiros. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 2 milhões, beneficiando mais de 1,5 milhão de famílias do campo, dentre agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos, armazenados em móveis-bibliotecas, denominadas de arcas, possuem títulos da literatura brasileira e estrangeira, material didático, histórias em quadrinhos e publicações técnicas, entre outras opções.
PROGRAMAÇÃO24 de janeiro 2012 – terça-feira – Araçuaí/MG
8h às 9h: Cadastramento
9h às 10h30: Capacitação de agentes de leitura da comunidade rural de Engenheiro Fchnnor – Araçuaí/MG e formação dos agentes de leitura da Comunidade Pankararu Ipataxo – Cinta Vermelha
10h30: Apresentação Cultural
11h: Solenidade de entrega biblioteca rural e diplomação dos agentes de leitura
Local: Tele Centro Comunitário Engenheiro Schnoor – Araçuaí/MG
Apoio: Ministério da Educação-FNDE / Programa Nacional de Crédito Fundiário
Confirmação de presença: (31) 3344-1881/ (33) 9981-3163 / arcadasletras@mda.gov.br
Fonte: www.mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário