segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Itamarandiba: milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade gritando por campus

Itamarandiba: milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade gritando por campus

Aos gritos de “arrá, urru, a faculdade énossa” e “queremos estudar” a população de Itamarandiba deu uma aula decidadania ao colocar milhares de pessoas nas ruas da cidade, neste sábado,28.01. Mobilizados pelo desejo de ter um campus da UFVJM – Universidade Federaldos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cerca de 10 mil pessoas, segundo alguns organizadores, ocuparam as ruas, praças e avenidas, com carreatas, passeatas e concentração pública na Praça Tancredo Neves.
A movimentação durou o dia inteiro. Desde às 9 horas da manhã, havia um trio da Comissão “Vale + Educação” percorrendo os bairros e convidando o povo a participar.
Ainda na parte da manhã, uma grande carreata formou-se a partir do trevo da cidade, passando por diversas ruas e avenidas da cidade, com a adesão do comércio fechando as portas de seuestabelecimento.
Na parte da tarde, milhares de pessoas se concentraram na praça onde foi montado um grande palco, para os discursos de autoridades e lideranças locais e regionais.
Foi realizada cavalgada e carreata com motos e ciclistas. Segundo Pedro Afonso, em texto publicado no Diário do Jequi, “no palco instalado, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Comissão "Vale + Educação", primeiramente agradeceu a todos que se somaram e agregaram esforços para o momento histórico vívido e, antes que fosse repassada a fala às autoridades políticas presentes, membros salientaram o caráter apartidário, voluntário e de cidadania da Comissão "Vale +Educação" e frisaram, ainda, que todo o apoio é fundamental e deve se convergir para a concretude da implantação do Campus da UFVJM em Itamarandiba,que não carece de justificações.

Dentre as autoridades políticas, estiveram presentes, dentre outros, os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT),Sargento Rodrigues (PDT), Délio Malheiros (PV), o deputado federal LeonardoMonteiro (PT), além de representantes de diferentes autoridades que leram,repassaram ofícios ou reproduziram mensagem de audio das manifestações deapoio, dentre os quais, lideranças da bancada do PSD da ALMG e Câmara, doSenador Zezé Perrela (PSDB) e, ainda, dos deputados federais Bernardo Santana(PR), Renzo Braz (PP) e Jô Moraes (PC do B).
O deputadoestadual Adelmo Leão lembrou a luta de um homem que não teve acesso àuniversidade e que criou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha eMucuri-UFVJM, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falou ainda sobre a"Caminhada da Cidadania", quando Lula percorreu oJequitinhonha-Mucuri junto aos companheiros da região. Disse também, queItamarandiba pode ter o campus da universidade não porque outra cidade não omereça, mas porque Itamarandiba é merecedora e faz por merecê-la.
Já o deputado federal Leonardo Monteiro, reiterou o seu apoio e disse que será necessárioagendar nova audiência com o novo Ministro da Educação AloizioMercadante e sensibilidade da Presidenta Dilma.
Acompanhado de perto por prefeitos da região, dentre outros, os prefeitos de Aricanduva, Carbonita e Peçanha, o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, agradeceu a todos, população,comissão e autoridades políticas que apoiam o movimento; falou sobre o projeto apresentado e se mostrou entusiasmado com as chances reais da implantação da Universidade em Itamarandiba e destacou a condição ímpar da cidade em beneficiar, num raio de 150 Km, mais de 45O mil habitantes, dos quais 94 mil são estudantes. Ressaltou, também, que a cidade se encontra em franco desenvolvimento e já é 17 o número de municípios que apoiam a implantação da UFVJM em Itamarandiba, listou o prefeito: Aricanduva, Carbonita, Coluna, Senador Modestino Gonçalves, São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Materlândia, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas, Frei Lago Negro, São José do Jacuri,Peçanha, Cantagalo, São Pedro do Suaçuí e São João Evangelista.
A imprensa televisiva também esteve presente na mobilização no Alto Jequitinhonha, a TV Leste,afiliada Rede Record e a TV local de Diamantina enviaram equipes para cobertura do evento em Itamarandiba”.
Com informações do Diário do Jequi e fotos do Dhenerson Carneiro, via facebook

4 comentários:

Herbert Ferreira disse...

Parabéns a todos os itamarandibanos... Foi uma festa linda. Exemplos como este deve ser tomados por todo o Brasil. Acredito e tenho fé em Deus que seremos agraciados com este campus universitário! Enquanto tivermos a possibilidade de receber lutarei e tenho certeza que Itamarandiba em peso lutará para que possamos ser contemplados!

Álbano Silveira Machado disse...

Parabéns ao povo de Itamarandiba por esta bela festa cívica. Foi uma aula de cidadania na luta pela educação superior, pública, gratuita e de qualidade que nós do Vale merecemos. Que a UFVJM seja cada vez mais Nossa!

Adenilson Vieira disse...

OBRIGADO DEUS!!! Por esta festa LINDA que contagiou com o BEM todos os demais 17 Municípios do Alto Vale do Jequitinhonha!!!
OBRIGADO à VOCÊ que marcou presença, assim com EU e exerceu o Seu DIREITO de CIDADÃO...
E, como disse o Colega de "comentário" (Álbano Silveira Machado):
Que a UFVJM seja cada vez mais Nossa!!!!

"Jesus Cristo Vive e Reina..."
Fé em Deus!

Marcelo Ribeiro disse...

Foi um momento marcante para toda a região do Vale do Jequi, sai de Diamantina especialmente para prestigiar esse evento de tal importância na vida não so de Itamarandiba mas sim de toda a região, onde todos os credos, raças e (pretençoes) estavam juntas em prol de algo bem maior a "EDUCAÇÂO" parabéns ao povo de Itamarandiba

Postar um comentário