terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Regional de Saúde de Pedra Azul realiza capacitação sobre o Cartão SUS

Regional de Saúde de Pedra Azul realiza capacitação sobre o Cartão SUS

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no dia 24.01, uma capacitação que teve como público-alvo os Secretários Municipais de Saúde, as referências técnicas responsáveis pelo Cartão SUS e pelo Sistema de Informação Ambulatorial de Média Complexidade (SIA). O objetivo do evento foi de alerta sobre a obrigatoriedade da utilização do Cartão Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (CadSUS) para que os pacientes realizem procedimentos de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), Autorização de Procedimentos de Alto Custo (APAC) e do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA-I).

Segundo o coordenador de Regulação da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Ronaldo Reis, o CadSUS visa facilitar a gestão do SUS, através de um amplo banco de dados dos pacientes cadastrados, com informações sobre diagnósticos já realizados, condição de saúde, entre outras. 

“O CadSUS é um grande avanço porque facilita a identificação imediata do usuário e possibilita que a marcação de consultas e exames seja realizada com menos burocracia”, explicou.

Ainda, segundo ele, é importante que o município se responsabilize pela confecção do cartão SUS sem que haja qualquer prejuízo para o usuário. 

“O hospital tem que prestar a assistência adequada ao usuário e no momento oportuno o cartão SUS deverá ser feito. O que não pode acontecer é o paciente deixar de ser atendido por conta da falta do cartão”, advertiu.


Já a referência técnica do cartão SUS da GRS Pedra Azul, Leila Moreira, acredita que um dos principais desafios que os municípios têm que enfrentar é relacionado à duplicidade dos cartões. “Para evitar que isso ocorra é importante que a referência técnica municipal verifique o sistema e veja se aquele usuário já possui algum cadastro”, aconselhou.

Sistema de informações

Na segunda etapa da reunião, os representantes das secretarias municipais de saúde e dos hospitais foram informados de que deveriam reenviar os arquivos do Comunicado de Internação Hospitalar (CIH) dos anos de 2006 a 2009. 
“Tivemos de fazer essa sensibilização porque esse banco de dados foi deletado e o Ministério da Saúde precisa que os municípios encaminhem novamente essas informações. Também fizemos uma apresentação sobre a atual situação das informações do Comunicado de Internação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA) do período de 2010 e 2011. Na nossa região, todos os hospitais enviaram as informações no ano de 2010 e temos apenas uma unidade com pendência no ano de 2011”, informou o coordenador de Regulação da GRS Pedra Azul, Ronaldo Reis.

Outra novidade apresentada por Reis é a Portaria 884 de 13 dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que estabelece o fluxo para solicitar o banco de dados que fica armazenado no DATASUS. 
“Essa portaria é muito importante porque, caso o município perca alguma informação do seu banco de dados, ele poderá solicitar o banco que fica sob responsabilidade do Ministério da Saúde. Neste caso, o departamento responsável pelo sistema de informação irá analisar e emitir um parecer favorável ou contrário à solicitação do município”, explicou.
Estiveram presentes no evento representantes dos seguintes municípios: Águas Vermelhas, Almenara, Cachoeira de Pajeú, Felisburgo, Itaobim, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul, Rubim e Salto da Divisa.
Autor: Allan Campos. fonte:Siga @saudemg


Nenhum comentário:

Postar um comentário