segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TSE faz julgamento de vereadores de Capelinha no dia 26 de janeiro

TSE faz julgamento de vereadores de Capelinha no dia 26 de janeiro
A bancada Municipal do PR (Partido da república) pediu a cadeira de três vereadores da cidade de Capelinha (Cleuber Luiz, Zezinho da Vitalina e Laerte Barrinha). O PR alega infidelidade partidária ou abandono do partido por parte dos vereadores, sem respaldo da legislação vigente. O TSE divulgou o acompanhamento processual, definindo como 26 de Janeiro de 2012 a data do julgamento.
Vereadores Cleuber Luiz, Laerte Barrinha e Zezinho da Vitalina, de Capelinha

Entenda o caso:
O Partido da República – PR de Capelinha – agora está sob novo comando no município. A partir do final de abril de 2011, o PR passou a ter como presidente de sua Comissão Provisória a ex-vereadora Lucinha Pimenta, em substituição ao ex-prefeito Tico Neves. A ex-vereadora foi candidata à reeleição pelo PDT em 2008, mas não conseguiu manter-se no cargo. A mudança repentina na direção do partido pegou de surpresa seus ex-dirigentes, pois alegam não terem sido comunicados previamente pelo Diretório Estadual do PR sobre a decisão e somente a partir de julho ficaram sabendo da notícia.

Os vereadores Laerte Barrinha e Zezinho da Vitalinha, eleitos pelo partido nas duas últimas eleições municipais e o vereador Cleuber Luiz, primeiro suplente em 2004 e eleito em 2008, também manifestaram que foram surpreendidos com a mudança no comando local do PR, entendendo o fato como uma jogada política de perseguição aos três, com intuito de prejudicá-los nas próximas eleições.

No entendimento dos vereadores do PR de Capelinha, a perseguição se caracterizou pela forma inesperada e brusca na mudança do comando do partido, pela falta de qualquer comunicação oficial pelo Diretório Estadual, não lhes dando oportunidade de manifestar sobre a proposta de troca na direção partidária.
Além disto, a nova presidente local do PR nem filiada era ao partido e vem se comportando como adversária política dos três vereadores. Lucinha Pimenta teria trocado o PDT (comandado pelo seu marido Paulinho Pimenta) pelo PR no final de março deste ano, poucos dias antes de conseguir o comando do Partido da República, em Capelinha.

Laerte Barrinha, Cleuber Luiz e Zezinho da Vitalina também alegam que tão logo tomaram conhecimento da mudança passaram a enviar correspondências à direção estadual do partido pedindo explicações e justificativas pela decisão, mas sequer receberam resposta.

“Agindo assim, fica a convicção de que o PR, estrategicamente, evita responder nossos questionamentos com o objetivo de prejudicar nossa condição dentro do partido e dificultar ou impedir nossas candidaturas em 2012”, afirmam os três vereadores.

Os três vereadores se filiaram a outro partido, em setembro de 2011, para terem direito à candidatura à reeleição. Eles acreditam que isso não seria possível com o PR sob nova direção.
Fonte: Blog Capelinha_MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário