quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Corpo de Bombeiros se preocupa com cidades ribeirinhas do Vale

Corpo de Bombeiros lança Operação Carnaval 2012
No Vale do Jequitinhonha, atenção especial para Diamantina, Minas Novas, Berilo, Coronel Murta, Grão Mogol, Itinga e Jequitinhonha
Foco será nas atividades educativas e de prevenção a afogamentos e acidentes
Divulgação/CBMMG

Durante os dias de festa, serão empregados 3,3 mil bombeiros em todo o Estado

Reduzir o número de afogamentos e acidentes, além de fazer com que a população aproveite a folia com mais segurança.
Esses são os principais objetivos da Operação Carnaval, que será lançada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na próxima sexta-feira (17.02). 
Este ano, o foco da operação será nas ações de prevenção e orientação à população.
Durante a ação, que termina na Quarta-feira de Cinzas (22.02), também serão implantados pontos base nas principais rodovias que cortam o Estado e realizadas vistorias em locais com grande concentração de pessoas.

De acordo com o major Gouveia, do Comando de Operações do Corpo de Bombeiros, os batalhões instalados em Belo Horizonte e no interior poderão reforçar essas estratégias de acordo com as características de sua região.
“Nosso objetivo é prestar um serviço eficiente e garantir que todos os mineiros e turistas possam brincar o Carnaval, com toda a segurança”, afirma o oficial.
Durante os dias de festa, serão empregados 3,3 mil bombeiros em todo o Estado. Em Montes Claros, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Leste do Estado, regiões que concentram, juntas, 85 balneários, 566 militares estarão de prontidão. Toda a atividade será apoiada pelo Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo.

As equipes estão intensificando o seu treinamento para atuarem durante os dias de folia. A primeira etapa, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, envolveu a formação de 22 multiplicadores, que vão disseminar os conhecimentos em todos os batalhões, pelotões e companhias do interior. Já a segunda etapa, realizada até o dia 16, vai enfatizar o treinamento em salvamento aquático para os 192 bombeiros que atuarão como guarda-vidas em balneários. Todas as atividades envolverão instruções de salvamento em piscinas, lagos e rios, com instrução prática nesses locais. Durante as aulas, serão utilizados equipamentos como barcos motorizados, botes infláveis e Jet Ski.
Além de preparação de seu pessoal, o Corpo de Bombeiros vai investir também nas ações educativas em todo o Estado, com distribuição de material informativo e orientação à população sobre as principais condutas preventivas para evitar os acidentes.
Cidades Históricas: Preocupação com Diamantina

As cidades históricas de Mariana, Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina vão receber um reforço de equipes de bombeiros durante o Carnaval. Além de bombeiros do efetivo dos Batalhões e pelotões, será acionado o efetivo de um batalhão emergencial.
Cachoeira no Parque do Biribiri, em Diamantina.
Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, com 44 mil habitantes, é uma das cidades que mais preocupa os Bombeiros. São esperados cerca de 50 mil foliões nos quatro dias de festa, número maior que os moradores de lá. A cidade é rodeada de cachoeiras e pelo rio Jequitinhonha, além de estar perto da nascente do rio Araçuaí. Além da segurança no perímetro urbano, deverá haver uma ronda nos arredores do município e até em municípios vizinhos como Couto Magalhães de Minas, Datas e Serro.
Cidades ribeirinhas do Vale
As cidades com maior concentração de foliões são aquelas banhadas pelos rios Fanado, Araçuaí e Jequitinhonha. E são nestas que a atenção do Corpo de Bombeiros dobra. Na cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, havia sempre morte por afogamento no rio Araçuaí, nos anos iniciais do carnaval, de 1996 a 2.000. Com a atuação preventiva e de primeiros socorros dos Bombeiros de Montes Claros poucos casos foram registrados.
Vista parcial da cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, a partir da prainha. Este é o "liso" do Cachoeirão. 
No Vale do Jequitinhonha, as cidades que mais oferecem preocupação para o Corpo de Bombeiros são Diamantina primeiramente, mas também Minas Novas, Berilo, Coronel Murta, Grão Mogol, Itinga e Jequitinhonha. 




O Corpo de Bombeiros preocupa-se com a segurança do povo em volta do trio elétrico, em Minas Novas. No ponto próximo à Igreja do Amparo, por exemplo, a banda dá um tempo no show para que a enorme carreta seja manobrada e posicionada na praça. Mas, o que assusta mesmo é a proximidade que o trio passa da rede elétrica da CEMIG, em alguns pontos do percurso. Esta preocupação foi registrada pelo Ailton Santanna, de Turmalina, no ano passado. 


Minas Novas é banhada pelo rio Fanado, afluente do rio Araçuaí . Além da segurança, em torno de um trio elétrico que atrai cerca de 10 mil foliões, há um grande contingente que vai banhar no rio Fanado, seja na cidade, ou seja na Barragem das Almas, a 3 km de Minas Novas. Lá há carnaval durante o dia e há pouca estrutura para tanta gente que a visita.
Berilo também oferece preocupação de segurança, principalmente no rio Araçuaí, na prainha, perto de uma grande corredeira, o Cachoeirão, onde há barracas e palco para shows e animação carnavalesca.
A praia do rio Jequitinhonha, em Coronel Murta, retornou com a abertura das comportas da Barragem de Irapé.
 Este é uma das principais atrações de moradores da cidade e das vizinhas Araçuaí, Rubelita e Salinas.
Coronel Murta e Itinga, no Médio Jequitinhonha, e Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, são banhadas pelo rio Jequitinhonha e concentram milhares de foliões. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas na cidade de Jequitinhonha que conta com um uma Unidade do Exército que auxilia o trabalho do Corpo de Bombeiros.     




Barragem no ribeirão Extrema, em Grão Mogol.
Em Grão Mogol tem um dos mais movimentados carnavais do Jequitinhonha e Norte de Minas. A cidade histórica, com as atrações Balneário no Córrego das Mortes e barragem ribeirão Extrema, é cercada de pedras, serras e cachoeiras. Atrai mais de 4 mil pessoas de Montes Claros e cidades vizinhas nos dias de carnaval. Preocupa os Bombeiros de Montes Claros o número assustador de acidentes com quedas de altas pedras e afogamento.  
Alguns pontos base do Corpo de Bombeiros durante o Carnaval
BR 040 - Bairro Veneza, Ribeirão das Neves/MG (Ribeirão das Neves)
BR 381 - sentido a Belo Oriente em frente ao estádio Ipatingão (Ipatinga)
BR 116 – próximo ao Posto da PRF (Teófilo Otoni)
BR 116 – com BR 381, sentido Alpercata (Sede)
BR 458 – próximo à estação de tratamento de água da COPASA (Cel. Fabriciano))
BR 251 - Sentido Rodovia Rio/Bahia, Salinas/MG (Sede)
MG 122 - KM 15, sentido a Porteirinha (Janaúba)
MGC 259 – km 01, entroncamento com a BR 135, Curvelo/MG (Curvelo)
BR 367 - km 590 próximo ao Ponto Real D’Ávila (Diamantina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário