quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Expansão da UFVJM para cidades do Vale entra na pauta do Ministério da Educação

Ministério da Educação pode criar
campus em cidades do Vale
Deputado Reginaldo Lopes apresenta proposta de campus por 
área específica: Ciências Humanas, Aplicadas e de Engenharias.
Da esquerda para a direita: Antônio Nazareno, reitor da UFLA; Pedro Ângelo, reitor da UFVJM; 
Ministro da Educação Aloizio Mercandante; Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT/MG);  Paulo Márcio
de Faria, reitor da UNIFAL; e Amaro Henrique Lins, Secretario de Educação Superior do MEC. 
Em audiência, no dia 15 de fevereiro, o deputado federal Reginaldo Lopes e atual presidente do PT/MG, esteve com o novo Ministro da Educação Aloizio Mercadante para tratar de assuntos relativos à educação em Minas Gerais: a expansão da UFVJM na região do Vale do Jequitinhonha, o consórcio entre as Universidades mineiras, a criação de Parques Científicos e Tecnológicos e a criação da Comissão Especial para Reformulação do Ensino Médio. 
Participaram da reunião, ainda, o reitor da UFLA - Universidade Fderal de Lavras, Antônio Nazareno; o reitor da UNIFAL -Universidade Federal de Alfenas, Paulo Márcio de Faria; o reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Almeida, e o Secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Lins.

Expansão da UFVJM para cidades do Vale
Para a região do Vale do Jequitinhonha, o ponto de maior relevância foi a expansão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM para cidades-polo do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, com a criação de 3 campi, sendo um campus em cada microrregião.

O site do deputado federal Reginaldo Lopes, registra o encontro e a proposta:

"A região sonha com a criação de novos campi e Reginaldo Lopes vem trabalhando por esta conquista. O Mercadante falou da importância de haver unidade técnica e política na proposta a ser apresentada. Ele argumentou que qualquer proposta deverá ser analisada para, em uma próxima expansão, estar apta para execução.


O parlamentar fez uma proposta para o ministro e para o reitor da UFVJM, buscando garantir a unidade política na ação e evitar conflitos. A proposta prevê a criação de três campi, sendo: um Campus na área de Humanas; outro de Ciências Aplicadas e o terceiro na área das Engenharias. 


Cada campus teria cinco cursos. Dessa forma, poderia se implementar três campi em regiões diferentes. Segundo o deputado, seria possível a liberação de 260 professores e 245 técnicos administrativos.


Parte destes cargos viria através do Projeto de Lei (PL) de expansão que já tramita na Câmara Federal e parte do próximo PL que se pretende encaminhar ao Congresso para a expansão educacional na área da saúde. Segundo Lopes, seria possível a seguinte distribuição de vagas: para o campus de Humanas 80 professores e 70 técnicos administrativos; para o campus de Ciências Aplicadas 85 professores e 80 técnicos administrativos; e para o campus de Engenharias 95 professores e 95 técnicos administrativos.


O acordo com o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, é que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aponte as duas cidades aptas à criação dos campi por região (Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha) para que se possa avaliar, tecnicamente, junto ao Ministério e, posteriormente, embasar a decisão futura da expansão.


Mercadante gostou da proposta e buscou esclarecer que as ações do Ministério devem buscar o desenvolvimento da região de forma equilibrada, consciente e acertada e, para isso, a unidade política e técnica deve estar alinhada. 

O ministro fez questão de lembrar que não há ainda nenhuma decisão do Ministério e do Governo para a criação destes campi. Esta idéia é uma possibilidade que foi pautada com o ministro pela primeira vez e que poderá ser considerada se houver coesão e entendimento para uma próxima expansão. Isto quando o Governo for decidir por em prática mais uma etapa de criação de novos campi no país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário