quarta-feira, 14 de março de 2012

22 municípios do Vale com Programa Porta a Porta

Programa Porta a Porta se instala em
22 municípios do Vale do Jequitinhonha
Capacitação vai preparar representantes
para identificarem privações sociais

Representantes de 22 municípios mineiros, do Vale do Jequitinhonha, serão preparados, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), para identificarem as privações sociais de mais de 250 mil domicílios. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e será realizada, das 8h às 18h, na Escola de Saúde Pública (avenida Augusto de Lima, 2.061, Barro Preto, Belo Horizonte).

Agente do Porta a Porta preenche
questionário com privações da população
Cerca de 52 secretários e técnicos municipais serão envolvidos na metodologia do projeto. A previsão é que os questionários, com perguntas relacionadas à saúde, educação e padrão de vida, comecem a ser aplicados em março.

Lançado pelo Governo de Minas em 2011 e coordenado Sedese, o Porta a Porta promove, de casa em casa, a busca ativa para identificar as reais necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social e, assim, subsidiar as ações do Programa Travessia.

No ano passado, 128 mil domicílios, em 59 cidades, foram visitados pelo Porta a Porta. A partir do diagnóstico apresentado, as políticas públicas para os municípios beneficiados são planejadas, de forma efetiva, para atender a demanda de cada população.

Os indicadores de privações obtidos por meio do Porta a Porta servem para a inclusão dessas pessoas em ações e programas do governo, como o Travessia, que enfrenta a pobreza nas cidades com graves privações sociais em Minas.

Municípios do Vale do Jequitinhonha
Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Fruta de Leite, Grão Mogol, Jordânia, Leme do Prado, Malacacheta, Mata Verde, Minas Novas, Novorizonte, Riacho dos Machados, Rio do Prado, Rubelita, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Senador Modestino Gonçalves e Vargem Grande do Rio Pardo.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário