domingo, 11 de março de 2012

Berilo: Peixe morto gera suspeita de uso de mercúrio em exploração de ouro

Berilo: Peixes mortos reforçam suspeita de uso
do mercúrio em exploração de ouro no rio Araçuaí
No último domingo, 04.03, os moradores de Berilo ficaram assustados ao constatarem um surubim, de cerca de 700 gramas, boiando, morto, nas águas do rio Araçuaí, perto da cidade.
A suspeita de uso do mercúrio em exploração de ouro pela draga da empresa Araçuaí Mineração e Extração Ltda virou certeza nos corações e mentes dos berilenses.
Foram tiradas fotos e registro de Boletim de Ocorrência com a Polícia Militar, comparecendo ao local.
Um dia depois, a Polícia Florestal esteve no local para registrar tal fato.

Jonas Evilases, o Kisuco, dono da Barraca da Prainha, disse que o peixe estava soltando as tripas pela boca. Cerca de 15 pessoas presentes suspeitam de morte do peixe devido ao possível uso do mercúrio pela draga que tem licença para pesquisar ouro, mas não para explorar o metal.
As balsas da empresa fizeram uma movimentação, saindo da região da comunidade Beira-rio, a 3 km, subindo o rio Araçuaí. Deslocou-se para a região da comunidade do Bananal, a 2 km da cidade de Berilo, rio abaixo, acampando em terreno de Itamar Ramalho.
Perito do Meio Ambiente
Na segunda-feira, 05.03, um Perito do Ministério Público Estadual, Regional Teófilo Otoni, acionado por mim e pelo Professor Leonel Pinheiro, da UFVJM, esteve vistoriando a empresa, devido à denúncia que estaria havendo exploração de ouro. Porém, não pôde ser constatado tal fato, pois neste mesmo dia, a empresa desmontou os seus equipamentos e levaram-nos para o novo local de trabalho.
Ele solicitou ao Prefeito Lázaro Neves e à população que fiscalize e denuncie se houver suspeita de funcionamento. Ele virá imediatamente se for acionado.
A população de Berilo está indignada e revoltada com a liberdade da empresa, liberada pelo Poder Judiciário para fazer pesquisa. Não há fiscalização.
Ficam as perguntas:
Se é apenas pesquisa, para que tanta pressa nas suas ações? 
Se a lei municipal proíbe a exploração do ouro, para que servirá a pesquisa?
Ao não contratar um trabalhador sequer de Berilo não estaria aí uma forma de esconder suas verdadeiras ações?
Não estaria a empresa aproveitando-se e fazendo exploração do ouro, inclusive utilizando o mercúrio?
Todos estão apreensivos. Alguns comerciantes, como Isaías do Material de Construção, não vendem sequer um prego para a empresa. Outros cidadãos como João de Jova, José Nilson Oliveira, o Zé de Erasmino, e Juvenal Crente, não aceitaram nem que os barcos e equipamentos da empresa fossem atracados em suas propriedades. Eles acreditam que todos deveriam agir assim para impedir que a empresa trabalhe no município. Não há sequer um trabalhador de Berilo contratado.
Porém, há algumas pessoas sem consciência que querem ganhar o dinheiro dos "homens do ouro" e alugam caminhões ou seus estabelecimentos para facilitar ações suspeitas que podem levar a consequências desastrosas. Aí, pode ser tarde demais.
Sem Alvará
A empresa continua funcionando irregularmente, pois não tem Alvará da Prefeitura. E fica por isso mesmo, pois também não há cobrança de tal expediente.
As fotos acima foram tiradas para ilustrar a movimentação da Balsa do Ouro, no rio Araçuaí. A Balsa desceu o cachoeirão da Ponte, amarrada por cordas, e com 8 homens fazendo o controle da operação,

Um comentário:

Dada disse...

Caro Banú, não consigo entender a atitude do Poder Judiciário. Se a lei municipal proíbe a extração, porque haveria de fazer tanta pesquisa? Qual o interesse da empresa pesquisar se não vai poder explorar? Fico me perguntando sobre isso e sobre as perguntas que foram colocadas na matéria acima. Com relação ao Alvará de funcionamento, a Prefeitura local não poderia impedir trabalhos de "pesquisa" no seu município? Se isso for possível, já passou da hora de acabar com a atitude dessa empresa que com o passar do tempo vai acabar com o nosso rio, matar peixes e se bombearmos...
... pessoas.

Postar um comentário