sábado, 10 de março de 2012

Jacinto, Jordânia e Salto da Divisa promovem "Semana da Saúde na Escola"

Jacinto, Jordânia e Salto da Divisa 


promovem  "Semana da Saúde na Escola"

O objetivo é de prevenir a obesidade na infância e na adolescência
ALUNOS DE JACINTO-MG PARTICIPAM DE PALESTRA
Com o objetivo de discutir a prevenção da obesidade na infância e na adolescência, os municípios de Jacinto, Jordânia e Salto da Divisa , no Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas, mobilizaram os estudantes de 5 a 19 anos para participarem da 1ª edição da ‘Semana da Saúde na Escola’. 

O evento, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de março, promoveu atividades educativas sobre promoção da alimentação saudável e modos de vida saudáveis.

No município de Jacinto, um grupo formado por fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos realizaram as atividades obrigatórias de avaliação antropométrica (pesar, medir e calcular o índice de massa corporal) nos escolares, enquanto outra equipe formada por assistente social e psicólogas abordaram a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola, bem como as temáticas da diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola. Já os dentistas, enfermeiras e a farmacêutica do município trabalharam a prevenção da obesidade.

A referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto, Alexandro Santos, explicou que o município contou com a participação de cinco Equipes da Estratégia Saúde da Família e de oito escolas públicas. “Os nossos nutricionistas também desenvolveram palestras sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar. Já os profissionais de enfermagem abordaram a temática da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola”, disse.

Para a coordenadora da atenção primária de Jacinto, Cláudia Regina Amarante, é importante o trabalho de conscientização dos estudantes para que eles possam ter hábitos saudáveis. “É isto que os profissionais estão trabalhando, ao acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, sensibilizando-os dos alimentos que proporcionam hábitos saudáveis", destacou.

No município de Salto da Divisa, seis escolas públicas foram envolvidas na ‘Semana Saúde na Escola’. O secretário municipal de saúde, Oximane Peixoto, acredita que as ações desenvolvidas no programa visam fortalecer a relação entre saúde e educação, proporcionando também à comunidade escolar a participação em programas e projetos conjuntos. Para a dentista do município, Lourdes Bebiano, o programa Saúde na Escola irá possibilitar uma assistência mais ampla para as crianças. “Teremos uma assistência constante, com a oportunidade para fazer um diagnóstico com maior antecedência. Com isso, as crianças e adolescentes do nosso município poderão crescer com saúde”, disse.

em Jordânia, foram sete escolas que participaram da mobilização do ‘Saúde na Escola’. O município montou um palco na praça da cidade, onde dois educadores físicos ensinaram aos alunos como fazer alongamento, entre outros exercícios. “Também montamos estandes, onde cada escola ficou responsável por apresentar alimentos típicos da nossa região. O nosso objetivo foi de mostrar para a população o quanto a nossa região é rica em alimentos saudáveis e acredito que temos que valorizar isso”, disse a coordenadora da atenção primária à saúde de Jordânia, Geórgia Caroline Lacerda.

Obesidade

De acordo com o Ministério da Saúde, a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresentam excesso de peso.

Para detectar se uma pessoa está com sobrepeso ou obesidade, basta fazer um cálculo simples e saber o percentual do Índice de Massa Corporal (IMC): divide-se o valor do peso pelo valor da altura elevado ao quadrado e, se o número obtido for menor que 18,5, o diagnóstico é abaixo do peso; se for igual a 18,5 ou menor que 25, o diagnóstico é adequado; se for igual a 25 ou menor que 30, o diagnóstico é de sobrepeso; e se o resultado for igual ou maior que 30, o diagnóstico é de obesidade. Recomendasse às pessoas que apresentarem sobrepeso ou obesidade realizar consulta médica e procurar o acompanhamento nutricional nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Semana Saúde na Escola
A semana de ações acontecerá anualmente, a partir deste ano, com um tema de mobilização nacional. Para 2012, foi escolhido o tema da obesidade. Essa programação é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, direcionada aos escolares e suas famílias, com o objetivo de alertar para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno da criança/adolescente, tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população com a Atenção Primária à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário