terça-feira, 20 de março de 2012

Itaobim inaugura SAMU

SAMU é inaugurado em Itaobim

SAMU TERÁ EQUIPAMENTOS DE PONTA
A inauguração mostrou o esforço conjunto desenvolvido pelos municípios a fim de que o serviço começasse a funcionar na região. 

O atendimento de urgência e emergência entrou na era tecnológica em Minas Geriais. Agora, as Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão testando o uso de GPS e de tablets nas ambulâncias.


O objetivo é agilizar atendimentos numa área da saúde em que qualquer minuto perdido pode representar a morte de um paciente com complicações graves.

Com os dados do GPS, a central de regulação do serviço, conseguirá acompanhar em tempo real os veículos e saber qual está mais próximo e disponível para atender a uma ocorrência.

A localização das ambulâncias aparece sobre um mapa da região na tela. A inovação serve para agilizar os resgates, reduzindo tempo de deslocamento e otimizando os recursos materiais e humanos. Com os computadores portáteis, a equipe de resgate pode enviar durante o deslocamento a ficha do paciente para o hospital de destino, fotos do local.

Os tablets também servem para registro de informações do atendimento e dos materiais utilizados. Com isso, a gerência do serviço saberá como está o estoque de determinado suprimento, por exemplo.

Recursos que estão ou estarão à disposição dos profissionais

-GPS - 
Na central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a localização de todas as ambulâncias aparecem sobre o mapa.
-Tablets - Os computadores portáteis têm software para registrar procedimentos, materiais gastos e transferir ficha dos pacientes para o hospital de destino.
-Videoconferência - Tablets poderão ser usados na comunicação da equipe no local do atendimento com a da central de regulação.

FONTE: FOLHA DOS VALES

Comentário:
Os serviços de resgate, urgência e emergência realizados pelo SAMU são um grande ganho para as populações do interior do país. O Vale do Jequitinhonha está bem servido nesta área com unidades espalhadas por toda a região, muitas já iniciando suas atividades, como esta de Itaobim, com total apoio da administração do prefeito João Pereira. O presidente Lula e o Ministério da Saúde acertaram em cheio quando iniciaram este projeto que só existia em grandes cidades brasileiras.

Um comentário:

Vigia disse...

O uso desse Tablet foi um grande avanço para as equipes de resgate, POrem a comunicação de voz sera um pouco prejudicada, pois a mesma so acontece onde ha area de cobertura da Operadora Oi ou Vivo, Sendo assim, sera complicado a comunicação de voz, em tempo real das equipes com a Base onde nao ha cobertura dessas operadoras.
Bom mesmo , seria o bom e velho radio amador.
Trabalho na equipe do samu, e na minha opiniao esse meio de "comunicação moderno" sera um grande problema pra nos.

Postar um comentário