sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campus da UFVJM motiva reunião de prefeitos em Brasília

UFVJM: Prefeitos se reúnem com Ministério da Educação para instalação de campus 
Os prefeitos das cidades de Capelinha, Araçuaí, Almenara e Nanuque, juntamente com o reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, estiveram reunidos, em Brasília, no MEC - Ministério da Educação, no dia 17 de abril, em reunião na Secretaria de Educação Superior. O objetivo da reunião foi de discutir e se informar sobre os próximos passos para a instalação efetiva de campus em cada uma das cidades, uma vez que o CONSU - Conselho Universitário da UFVJM aprovou no dia 16 de março, em Diamantina, a  expansão da universidade federal e a inclusão no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - 2012-2016.

Estiveram presentes à Audiência os prefeitos Pedro Vieira, de Capelinha; Aécio Jardim, de Araçuaí; Fabianny Ferraz, de Almenara; Secretário de Educação Superior - SESU, Amaro Lins; Adriana Weska, da Diretoria de Instituições de Ensino Superior do MEC e deputado federal Reginaldo Lopes e Fabinho Ramalho.

Foi informado aos prefeitos pelos representantes do MEC que haverá uma análise do PDI por uma comissão técnica. Posteriormente, será demandado à reitoria da UFVJM a elaboração de projeto técnico de cada campus. Para que isso aconteça haverá audiência pública em cada cidade-sede de campus, com a participação das cidades circunvizinhas até 75 km, para debater a instalação, as parcerias a serem feitas e a escolha de cursos em cada unidade educacional.

Quando a Presidenta Dilma e o  Ministério da Educação anunciarem uma nova expansão universitária no Brasil, estes campi serão incluídos.
Na audiência foram debatidos as demandas de cursos para as cidades. Há uma proposta de que cada campus tenha de 5 a 7 cursos em áreas específicas: Ciências Exatas e Engenharia, Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com cada campus matriculadno até 2.600 alunos.

O Prefeito Pedro Vieira, de Capelinha, que esteve presente à audiência, considerou positiva a proposta apresentada pela Universidade e informa que envidará todos os esforços para a implantação efetiva de campus na sua cidade. Para isso, determinou a uma equipe técnica a elaboração de uma proposta de estrutura no interior da Prefeitura Municipal para dar suporte ao trabalho a ser desenvolvido no município e cidades circunvizinhas.

O Movimento A UFVJM é nossa!, em Capelinha, se reuniu no dia 19.04, e tomou algumas decisões para contribuir com a instalação do campus. A Comissão de Mobilização e Articulação promoverá um Seminário com a participação de 21 municípios da microrregião para socializar as informações e debater propostas de ações para agilizar o processo de efetivação do projeto. Uma das sugestões apresentadas é de participação mais orgânica na UFVJM com o convite à Reitoria para a efetivação de convênios e acordos de cooperação com os municípios, visando apoio a projetos de extensão universitária e incentivo a pesquisas na microrregião.

A Comissão Técnico-Pedagógica fará estudos sobre campus instalados e apresentará uma proposta com concepção e estrutura de uma unidade universitária para ser debatida na região e com a UFVJM.  

Um comentário:

Itamar Rodrigues disse...

Em Araçuaí, nosso Administrador dá a mínima pra conquista do Movimento A UFVJM É NOSSA!, apenas quis sair na foto e sequer tem uma equipe pra discutir os andamentos da parte que cabe ao município pra instalação do Campus em Araçuaí

Postar um comentário