terça-feira, 24 de abril de 2012

Concurso Público é debatido em Audiência Pública, em Minas Novas

  Minas Novas: Ministério Público promove Audiência Pública para discutir concurso público

Audiência Pública servirá para discutir o andamento e os problemas do concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Minas Novas.
O Ministério Público de MG, através do Promotor de Justiça da Comarca de Minas Novas/MG, Guilherme de Sá Meneghin, irá discutir o andamento e os problemas relacionado ao Concurso Público promovido pela Prefeitura de Minas Novas no dia 02 de maio de 2012, entre 14:00 e 16:00 horas, no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Minas Novas, com endereço na Rua Cel. José Bento Nogueira, s/nº, Centro, Minas Novas.
Veja Mais:

AÇÃO DO MPMG REQUER MEDICAMENTO PARA TRÊS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA DE MINAS NOVAS



Quem tiver interesse em participar terá até às 17:00 horas do dia 27/04/2012 para se cadastrar na Promotoria de Justiça de Minas Novas, devendo apresentar documento de identidade e preencher ficha de cadastro.
Os participantes poderão se manifestar, respeitada a ordem cronológica de chegada, conforme senha a ser distribuída na data do ato solene.
O Promotor convoca ainda todos os candidatos que participaram do certame para a presente audiência pública, além dos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo do Município de Minas Novas.
Fonte: Blog do Jequi

Comentário:
Esta é uma medida correta do Promotor de Justiça de Minas Novas, Guilherme de Sá Meneghin. Os concusos públicos municipais têm gerado problemas, desorganização e amadorismo das empresas contratadas e grandes suspeitas de manipulação. No último ano, houve anulação de concurso público em Berilo, Capelinha, Coronel Murta e Jenipapo de Minas. Em Araçuaí, pipocam nas redes sociais denúncias de favorecimento a candidatos ocupantes de cargos de confiança na Prefeitura.

Quem anula o concurso público? É o Poder Judiciário, geralmente provocado por algum candidato que se sentiu prejudicado que procura o Ministério Público. 

Quem provoca irregularidades? Geralmente, é a Comissão Organizadora do Concurso junto com líderes políticos locais ou  pessoas que exercem cargos de confiança no Executivo Municipal. Recebem pedidos de intervenção e prometem facilidades para alguns candidatos como forma de favorecimento e consequente compromisso eleitoral.

A escolha da empresa responsável pela realização do concurso pode gerar suspeitas desde o início. Empresas que tem no seu currículo de prestadoras de serviços várias irregularidades em concursos ou processos seletivos são mais que suspeitas. São indícios claros de que alguma maracutaia será aprontada.   

Como estancar este tpo de corrupção? Formar uma Comissão composta por membros efetivos dos serviços públicos municipais que não ocupem cargos de confiança, um indicado pelos servidores e outro pelo Poder Legislativo; verificar a idoneidade da empresa a ser contratada; organizar a apuração dos resultados, imediatamente após o término do concurso, na própria cidade onde a seleção pública é realizada. Estas são algumas propostas para estancar o esquema de corrupção ou diminuir sua ocorrência.  
 

Um comentário:

MÁRCIA RODRIGUES disse...

Gostaria que o Ministério Público,promovesse uma Audiência Pública em Almenara,para discutir com a população sobre o Concurso Público Municipal/2012 da prefeitura de Almenara-MG, pois protocolei no dia 03 de Abril/2012 no Ministério Público, oito(8) laudas de irregularidades do edital do Concurso Público Municipal/2012 e via email ao Tribunal de Contas de Minas Gerais. Se a Câmara Municipal de Almenara fosse ativa, teria fiscalizado passo a passo as irregularidades Concurso antes das inscrições. Almenara pede SOCORRO!!!

Postar um comentário