segunda-feira, 30 de abril de 2012

Denúncias de irregularidades afastam prefeito de São João do Paraíso


Prefeito de São João do Paraíso é afastado do cargo

Prefeito Manoel Capuchinho, de São João do Paraíso

O prefeito Manoel Capuchinho da cidade de São João do Paraíso, no norte de Minas, a 130 km de Salinas, foi afastado do cargo, nesta quinta-feira, dia 26.04, por decisão da Câmara de Vereadores. Ele é acusado de não repassar os recursos financeiros destinados ao Legislativo e também de não repassar ao Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, as contribuições recolhidas dos servidores municipais, desde janeiro de 2011. 

Segundo os vereadores, o problema estaria provocando vários prejuízos ao município, por causa do bloqueio do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, FPM.

O prefeito deve ficar afastado por 90 dias, enquanto a Câmara Municipal investiga as denúncias de irregularidades. Manoel Capuchinho administra o município por força de uma liminar deferida Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

O advogado, Guilherme Bandeira Rocha, que defende o prefeito afastado, informou que os repasses ao legislativo estão sendo realizados, proporcionalmente a receita da prefeitura, conforme autorização da justiça. E que a dívida com o INSS é referente ao ano de 2008, período anterior ao atual mandato. O advogado informou ainda, que vai recorrer da decisão na justiça.

Assume interinamente, a administração do município, o vice-prefeito José Aparecido de Souza. A posse está prevista para segunda-feira, dia 30 de abril.

Onde fica São João do Paraíso
São João do Paraíso é um município do norte de Minas, na divisa com a Bahia, com uma população de 22.334 habitantes, segundo o IBGE de 2010. Limita-se com os seguintes municípios: Montezuma, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira, Taiobeiras, Berizal, Ninheira e Cordeiros, na Bahia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário