segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fiéis católicos do Vale se preparam para celebrar paixão e ressurreição de Cristo


Vale do Jequitinhonha se prepara para celebrar a 

paixão e a ressurreição de Cristo, na Semana Santa

Os municípios do Vale  preparam programação especial para celebrar a data
Descendimento da cruz. Cena da representação teatral da morte de Jesus Cristo. 
Em Berilo, na Praça da Prefeitura, em 2011. 

Tapetes feitos com serragem, borra de café e cal colorem e enfeitam as ladeiras
das cidades históricas

Celebrações religiosas tomam conta das paróquias do Vale do Jequitinhonha na Semana Santa, que este ano acontece de 1º a 8 de abril.
 Soldado romano, representado pelo pintor Silvano Amaral, em Berilo, no Médio Jequitinhonha, Diocese de Araçuaí.
As três Dioceses da região – Diamantina, Araçuaí e Almenara – divulgam uma programação especial para celebrar a data. Além da participação dos fiéis católicos os turistas aproveitam o feriado para conhecer e vivenciar as mais belas representações da morte e ressurreição de Cristo.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, salienta que o turismo religioso sempre foi um dos principais atrativos turísticos do Estado e, que as celebrações da Semana Santa em Minas Gerais são um resgate da tradição tricentenária do povo mineiro, que enfeita suas casas e suas ruas para celebrar a paixão de Jesus Cristo. 
Teatro popular em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha.
“Em Minas Gerais destaca-se a religiosidade popular, vivida intensamente por nossas comunidades. Em todas as regiões deste imenso Estado, as cidades transformam-se em um palco vivo da religião”, destaca Patrus Filho.
Representação religiosa popular
Nas cidades históricas do Vale, a população sai às ruas para participar, com fé e emoção, dos atos e rituais da liturgia católica. As celebrações são verdadeiros espetáculos encenados com o rigor da herança bíblica, com todos os simbolismos, atores e anjos, figurinos e estandartes.
Diamantina mantêm ritos tradicionais nas celebrações da Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, prossegue com a Procissão do Encontro, a cerimônia do Lava-Pés, a Sexta-Feira da Paixão, com a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Descendimento da Cruz e termina com a Ressurreição, no Domingo de Páscoa.
Uma das tradições mais antigas preservada na cidade é a “Guarda Romana”, onde mais de 50 homens caracterizados participam da Via Sacra.
A confecção dos tapetes de serragem terá inicio em frente à igreja Catedral Metropolitana, a partir da meia-noite do Sábado de Aleluia até a manhã do Domingo de Páscoa.
No município de Serro, na Quinta-feira Santa haverá encenação da prisão de Cristo, ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. 
Na sexta, às 9h, a população sai em Via Sacra da Igreja Matriz, em direção à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Às 21h, na praça central da cidade, haverá a encenação da Paixão de Cristo, seguida de procissão pelas ruas da cidade.
Em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, Diocese de Diamantina, os católicos enchem a praça para assistir uma das mais belas representações populares do Vale, na Sexta-feira da Paixão,06.04.
Na cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, Diocese de Araçuaí, mais de 40 atores amadores ensaiam , há mais de um mês, para fazer deste ano, um momento marcante na encenação do martírio de Cristo. Com um novo formato,os papéis de Cristo, Maria Madalena, Pilatos, os soldados romanos e todos os figurantes da maior marca histórica da cultura judaico-cristã de todo o mundo, promete ser inesquecíveis para os fiéis católicos,, principalmente para as crianças que guardam este momento na sua memória, por toda a vida. 
Com informações de Dioceses, Paróquias, Prefeituras, sites e jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário