sábado, 14 de abril de 2012

Padre Paraíso: 50 anos de emancipação

Padre Paraíso completa 50 anos de emancipação

Teófilo Otoni ficou para trás. 100 quilômetros depois, está Padre Paraíso.

Em pouco mais de uma hora estamos na principal cidade do Baixo Jequitinhonha. E logo de cara, um marco em homenagem aos garimpeiros.

Fomos conhecer um dos pontos turísticos da região. A 10 quilômetros do centro do município, conhecemos uma cachoeira cercada por montanhas e muito verde. Paisagem que já guardou muitas riquezas.

A cidade já foi conhecida pelo intenso comércio de pedras preciosas, mas no dia 31 de maio de 2008, Padre Paraíso virou destaque nacional. O motivo, é o vencedor do concurso de soletração do programa Caldeirão do Huck: Éder Carlos Coimbra. Uma joia rara, lapidada na cidade, que fez brilhar todo o Vale do Jequitinhonha.

Como outras cidades do Vale do Jequitinhonha, a exemplo de Araçuaí, Caraí, Itinga e Joaíma, o município não recebeu um nome indígena, mas de um homem que viveu na cidade: Padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso. Em homenagem a ele, Padre Paraíso.

Conta a história, que os primeiros a pisarem na cidade podem ter sido os índios. E na segunda metade do século 19, o Padre Paraíso catequizou as tribos, foi fazendeiro e desbravou a região. Em 1902, forma-se o povoado de São João da Água Vermelha até, mais tarde, na década de 60, se tornar Padre Paraíso. Seu Agenor Pereira Dutra é testemunha viva dessas mudanças. O comerciante chegou na cidade quando tinha 19 anos.

Mas além de guardar na memória toda essa riqueza histórica, seu Agenor se orgulha de ter conquistado preciosidade ainda maior: a família.

Em Padre Paraíso, são quase 19 mil moradores que tiram o sustento do comércio e agricultura. Seu Assis Santana vende arroz, feijão e sementes. Tudo é produzido na roça.

A cidade, a exemplo de outras da região, é cortada pela BR-116, o que faz dela ponto de passagem para milhares de pessoas. Bem no coração, está a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja e o Coreto da pequena Praça Águas Marinhas. 2012 é o ano de comemoração do cinquentenário. No calendário cultural, várias programações para festejar os 50 anos de emancipação política, que serão completados no dia 30 de dezembro.

De acordo com o IBGE quem nasce em Padre Paraíso é Padre-paraisense.

Clique aqui e veja video da Inter TV: intertvonline.globo.com/padre.paríso.mg,

Fonte: in36o, via Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário