segunda-feira, 2 de abril de 2012

Produção de móveis é destaque em Turmalina

Turmalina se destaca na produção de 
móveis
Globo Intertv faz matéria sobre a cidade polo moveleira 
29 03 2012 05 31 08 f2 Turmalina se destaca na produção de móveis
A 470 quilômetros de Belo Horizonte, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas, a cidade de Turmalina está no centro de uma transformação. A cidade está se firmando como um importante pólo moveleiro, que tem como base o uso do eucalipto, matéria-prima abundante na região.

A cidade, onde a mineração já foi uma forte atividade econômica, tem nome de pedra preciosa: turmalina. Mas hoje tem outras riquezas, uma delas é o eucalipto. E não é difícil entender o por quê. O município tem grandes extensões de florestas da planta. Potencial que é explorado no setor de móveis.

O empresário Ismael Rocha, está no ramo há 10 anos, produz somente por encomenda. Para ele o eucalipto é ideal para fabricar móveis de qualidade elevada e o que sai daqui é vendido para todo o estado e para São Paulo.

A falta de madeira nativa na região foi o que impulsionou os moveleiros a buscarem novas alternativas, como o eucalipto usado aqui é plantado em áreas reflorestamento. O produto final leva o título de ecologicamente correto.

O potencial é grande, mas segundo o presidente do Sindicato o setor ainda precisa de alguns ajustes para aumentar a competitividade.

Segundo o presidente do Sindmóvel, José Antônio Pereira, para atender a demanda por mão de obra qualificada. Desde o ano passado foi instalada na cidade uma unidade do Senai para oferecer cursos profissionalizantes. Atualmente 50 alunos participam da segunda turma do curso de marcenaria.

O marceneiro Júnior Lopes Rocha formou na primeira turma. O profissional que antes ocupava somente uma função hoje se sente seguro para fazer outros trabalhos dentro da fábrica em que trabalha, aos 19 anos quer continuar em Turmalina e faz planos para o futuro.

Desde o início das atividades o setor moveleiro na cidade se estabilizou e já dá indícios de crescimento e produtividade elevada, uma nova preciosidade que é lapidada pelas máquinas e mãos de um povo que promove turmalina pelo país, graças à qualidade dos móveis que produz.
 Fonte: Globo Intertv 

Nenhum comentário:

Postar um comentário