sábado, 12 de maio de 2012

Almenara: Magnesita vai investir 80 milhões em grafita


Magnesita vai implantar complexo minerador em Almenara para explorar grafita

Magnesita vai investir R$ 80 milhões na exploração de grafita de Almenara

Foto: divulgaçãoMagnesita vai implantar complexo minerador em Almenara para explorar grafita
Magnesita vai explorar a grafita de Almenara
secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, assinou com os diretores da Magnesita Refratários S/A, Vinícius Silva, Sandio Pereira e Afonso Celso Rezende, protocolo de intenções para implantação do Complexo Minerador de Grafita, em Almenara. Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Os investimentos são da ordem de R$80 milhões por parte da  Magnesita Refratários S/A.

O acordo foi assinado entre representantes da empresa e o Governo de Minas e prevê a implantação de uma unidade industrial para a produção de 40 mil toneladas por ano de produtos de grafita em Almenara.
 
-O nosso trabalho começa com essa assinatura. A partir de agora teremos a responsabilidade de contribuir para que o projeto seja colocado em prática, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.
 
 
Com unidades em oito países, a fabricante mineira, líder na produção de refratários na América do Sul, irá gerar 200 novos postos de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento de uma das regiões mais carentes do Estado.
 

O diretor da Magnesita responsável pelo projeto Grafita, Vinicius Santos Silva, acrescentou que o projeto é extremamente importante e estratégico para a empresa.
 
 
 
-O potencial transformador desse projeto para a região do Vale do Jequitinhonha é enorme, disse.
 
Licenciamento ambiental
 
 
O Complexo Minerador está em fase de licenciamento ambiental. De acordo com o cronograma do projeto, iniciado em janeiro de 2011, a exploração de grafita deve começar em 2014, quando a capacidade de produção da empresa irá atingir 40 mil toneladas por ano.
 
 Segundo a companhia, a reserva está estimada em 57 milhões de toneladas de grafita, com vida útil de 50 anos.
  
-Esse volume garantirá a autossuficiência em grafita, além de adicionar um mineral estratégico ao nosso portfólio, tendo em vista o desequilíbrio de oferta e demanda pela relativa escassez de mineral de qualidade e uma demanda que é esperada crescer significativamente puxada por novas aplicações de energia móvel como baterias para carros elétricos, completa o diretor.
  
Informações da empresa
 A Magnesita é uma empresa privada dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários: são mais de 13 mil tipos diferentes, de materiais monolíticos e tijolos convencionais a cerâmicas nobres, para revestir equipamentos que operam em altas temperaturas. Os produtos são utilizados, principalmente, pelos fabricantes de aço, cimento e vidro.
 
Atualmente, a empresa opera 28 unidades industriais e de mineração, sendo 16 no Brasil, três na Alemanha, três na China, uma nos Estados Unidos, duas na França, uma na Bélgica, uma em Taiwan e uma na Argentina, com capacidade de produção de refratários superior a 1,4 milhão de toneladas por ano. A Magnesita é o terceiro maior produtor de refratários no mundo e líder em soluções integradas em refratários.
 
 
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário