segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diamantina: Confirmação oficial de doação de terreno para Parque Tecnológico

ACI/CDL de Diamantina publica comunicado sobre decisão da Estamparia S.A para viabilizar projeto da UFVJM
Fonte:  Associação Comercial e Industrial de Diamantina – ACID/CDL
Projeto do BH-Tec, o Parque Tecnológico em construção em Belo Horizonte, uma parceria entre a UFMG, Prefeitura de BH e SEBRAE.
Na data de  21 de maio, prazo acordado para o parecer final sobre a doação do terreno da ESTAMPARIA S.A para instalação do Parque Tecnológico da UFVJM e do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), ao lado do Aeroporto JK em Diamantina, recebemos do Sr. Álvaro Diniz (Gerente Regional da estamparia S.A) a seguinte mensagem:
Informo que conseguimos com a Estamparia a doação de 60 ha. de terras ao lado do aeroporto municipal de Diamantina, sendo 30 ha. para o IFET e 30. ha para o Parque Tecnológico da UFVJM.
Agora o procedimento será a formalização destas doações.
Gostaria de informar que a Prefeitura ainda não resolveu o desmembramento do lote da Estamparia, mesmo assim, conseguimos convencer aos Diretores da necessidade de doarmos estes terrenos.
Peço comunicar aos Diretores da ACID.
Álvaro Diniz
A nobre atitude da ESTAMPARIA S.A, acima do entrave ainda não solucionado com a Prefeitura, demonstra sua grandeza e compromisso para com a cidade e seu povo. Vale relembrar que a empresa (que atua há 55 anos no município e gera emprego, renda e divisas) também foi à doadora do terreno que hoje abriga o Campus II da UFVJM (162 ha), do terreno do loteamento Cidade Nova, do terreno do Presídio, além de outras áreas de grande importância ao progresso de Diamantina. Além disso, a ESTAMPARIA S.A possui projetos futuros de investimento no município, que contribuirão de forma ampla e efetiva, para o desenvolvimento da região.
A ACID declara diante deste ato, seu reconhecimento e agradecimento a esta grande empresa que tanto fez e faz em prol da cidade de Diamantina.
Via Passadiço Virtual, de Diamantina
O que é Parque Tecnológico 
Um parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas e instituições associadas que criam um ambiente favorável à inovação tenológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios econômicos para seus participantes e para as comunidades, devido à colaboração entre seus participantes e as instituições parceiras.
"Um Parque tecnológico compreende uma área física delimitada, convenientemente urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem próximas às universidades com o objetivo de aproveitarem a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios".
IASP- Internacional Association of Science Parks define assim: "É uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar o bem estar da comunidade em que se insere, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas”. 
A política nacional dos Parques Tecnológicos e Inovação é recente no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário