quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festa de Nossa Senhora dos Pobres movimenta fiéis católicos de Berilo


Durante todo o mês de maio aconteceram atos religiosos nas casas,ruas, praças e igreja
Imagem de Nossa Senhora dos Pobres, nas escadarias da Capela 
Há muitos anos uma festa religiosa católica, como a de Nossa Senhora dos Pobres, não movimenta tantos fiéis como a deste ano. O Frei Laércio Jorge tem realizado uma revolução em todas as ações da Igreja Católica no município de Berilo,no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.  Foram reativados ou organizados Movimentos e Pastorais que vem renovando as práticas da Igreja, com o envolvimento principalmente de jovens e crianças.

Desde o dia 1º de maio, todos os dias acontecimento um ato religioso, seja na Igreja, seja em residências. Neste primeiro, aconteceu a Missa Sertaneja –Missa do Trabalhador, comentada da todo momento pelas pessoas. Durante 30 dias, foram terços, missa, coroação e procissão, casamento comunitário e eucaristia, com uma participação ativa dos fiéis.
Os párocos das paróquias vizinhas têm presidido os rituais: Padre Raimundo João, de Francisco Badaró;  Frei Amarildo Fernandes e Adelmo, de Itinga; Padre Éderson, de Turmalina; Padre Ademir,de Virgem da Lapa; Padre Domingos Figueiró; Padre Delmiro de Novo Cruzeiro; Padre Luciano, de Chapada do Norte; Padre Itamar José Pereira; e Padre Fabrizzio, Administrador Diocesano.
Todos os dias uma comunidade, uma Escola Estadual ou um órgão público fica responsável pelo acontecimento religioso.
Hoje , 30 de maio, é o Dia do Mastro. Antes, às 19:00 horas, há a Procissão da Bandeira, saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, acompanhada da Filarmônica Santo Izidoro.
Amanhã, 31 de maio, haverá Alvorada, às 5 horas da manhã. Às 9:00 horas, Eucaristia. Às 16:OO horas, procissão com Nossa Senhora. Às 16:30 horas, Grande Coroação a Nossa Senhora dos Pobres.
A verdadeira Festa de Nossa Senhora dos Pobres tem sido bastante animada, como sempre deve ser.
Programação profana
Além do costumeiro movimento de mascates, vendendo os mais diversos produtos de utilidades domésticas, roupas, calçados, CD e DVDs, brinquedos eletrônicos da China, via Paraguai, a Festa terá a apresentação de Bandas na Praça da Prefeitura.
Hoje, 30 de maio, se apresentarão Dalmo Júnior e a Banda Santha Nova.
Amanhã, 31 de maio, será a vez da Banda Lady Lux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário