quinta-feira, 17 de maio de 2012

Institutos Federais oferecem cursos técnicos à distância


Municípios em torno de Almenara, Araçuaí e Salinas poderão ter instalação de Núcleos com 2 cursos técnicos
Pátio do interior do IFNMG, campus Araçuaí
O Ministério da Educação está expandindo a sua rede de formação técnica para todos os municípios brasileiros. A Rede e-Tec está oferecendo cursos descentralizados dos antigos IFETs, instalando Núcleos de Ensino à Distância em pequenos municípios.
O IFNMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais estabeleceu uma parceria como Instituto Federal do Paraná, que tem now how nesta área. Serão atendidos os campi de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas
Cada campus está oferecendo a municípios na sua microrregião 8 cursos técnicos a serem instalados na na modalidade de ensino à distância. Os cursos são: Administração, Eventos, Logística, Reabilitação de Dependentes Químicos, Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.
Os cursos terão uma duração de 2 anos. Podem se matricular todo estudante que estiver cursando o ensino médio a partir do 2° ano ou já tiver concluído este grau de ensino. Serão oferecidas 40 vagas em cada curso que serão preenchidas a partir de um processo seletivo com provas de Língua Portuguesa e Matemática com conteúdos até o 2° ano do ensino médio.
O professor Ednaldo Liberato, Diretor Geral do Campus Araçuaí, informa que o município que se interessar deverá encaminhar um ofício demonstrando interesse em realizar uma parceria com a instituição federal. A contra partida de cada município será de disponibilizar uma sala de aula para 40 alunos e instalação de equipamentos para funcionamentos de aulas presenciais e tele-aulas. Os equipamentos tem um custo médio de R$ 4.300.
Portanto, o município terá uma contrapartida fixa inicial sem nenhum custeio posterior, a não ser os gastos com  água e energia. O custo é muito baixo tendo em vista os grandes benefícios a serem alcançados por tal projeto educacional, conclui o professor Liberato.
O professor de Física, Magno Barbosa, coordenador do Programa de Ensino à Distância, informa que o Núcleo terá três professores que farão orientação e acompanhamento pedagógicos aos alunos, sendo dois tutores e um Coordenador Geral, a serem selecionados por Chama Pública. Estes serão remunerados com uma bolsa oferecida pelo Ministério da Educação.
Como início de um trabalho, que pode se tornar permanente com a criação de novos cursos, a comunidade local poderá escolher 2 entre os 8 cursos relacionados acima. A previsão é de que as aulas sejam inciadas  em agosto de 2012.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário