sábado, 19 de maio de 2012

Minas Novas: Governo Federal entrega retroescavadeiras a 42 municípios

escavadeiras 300x225 Governo Federal entrega retroescavadeiras a 42 Municípios
Melhorar e reestruturar estradas vicinais permitindo que propriedades rurais e zonas urbanas sejam interligadas mais facilmente, favorecendo a agricultura familiar. Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, neste sábado (19), retroescavadeiras a 42 municípios de Minas Gerais, um investimento de R$ 6,4 milhões nesta segunda etapa da entrega de equipamentos para o estado. Em março, outros 46 municípios receberam as máquinas, somando investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões. A iniciativa é mais uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O delegado federal do MDA em Minas, Alcides Guedes Filho, fará a entrega do maquinário às prefeituras. A solenidade está marcada para as 13h30, no município de Minas Novas, a cerca de 500 Km de Belo Horizonte. Mais cedo, as 8h30, ocorrerá a assinatura oficial dos termos de doação.
Além da cerimônia de entrega e da assinatura, prefeitos das cidades beneficiadas, participarão de uma reunião, às 10h30, com o delegado do Ministério para discutir sobre as diversas políticas públicas da pasta voltadas aos agricultores familiares. Os municípios beneficiados estão localizados nos Territórios da Cidadania de Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha, Vale do Mucuri, a Alto Suaçuí Grande.
“A entrega das máquinas implica em contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estradas com melhores condições auxiliam no escoamento da produção dos trabalhadores rurais, tanto para atender aos mercados locais, quanto aos programas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica o delegado do Ministério.
Alcides Guedes Filho confidencia que as retroescavadeiras também vão desempenhar outra função. “Os equipamentos serão utilizados na construção de pequenas barragens, que vão auxiliar o trabalho dos agricultores no período de estiagem. A água é essencial para a criação de bovinos, caprinos, aves e para a piscicultura”, diz o delegado.
A seleção para a escolha dos municípios beneficiados pela ação do PAC 2 segue alguns critérios. Dentre eles estão, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, ter menos de 50 mil habitantes, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtos registrados no município.
As entregas do MDA
Até o momento, o MDA entregou 442 máquinas, levando benefícios a mais de 450 municípios. A meta do MDA é entregar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras a 1.299 a municípios de todo o país até julho de 2012. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais receberam as máquinas.
Confira os municípios mineiros que recebem as retroescavadeiras neste sábado:
Águas Vermelhas
Almenara
Alvarenga
Bandeira
Brás Pires
Cachoeira de Pajeú
Felício dos Santos
Felisburgo
Jacinto
Jequitinhonha
Jordânia
Mata Verde
Medina
Monte Formoso
Padre Paraíso
Rubim
Salto da Divisa
Santa Maria do Salto
Santo Antônio do Jacinto
Senador Modestino Gonçalves
Serro
Água Boa
Araçuaí
Aricanduva
Berilo
Capelinha
Carbonita
Chapada do Norte
Coluna
Coronel Murta
Couto de Magalhães de Minas
Francisco Badaró
Itamarandiba
Itaobim
Ladainha
Leme do Prado
Malacacheta
Minas Novas
Novo Cruzeiro
Pote
Veredinha
Virgem da Lapa
Serviço:
Cerimônia de entrega de retroescavadeiras a 42 municípios de MG
Data: 19/05/2012 (sábado)
Hora: 13h30
Local: Quadra da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada na Praça Gruta, Bairro Saudade, município de Minas Novas/MG.
Ato de assinatura oficial dos termos de doação
Hora: 8h30
Reunião de prefeitos com a delegacia do MDA
Hora: 10h30
Fonte: MDA via Blog do Jequi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário