quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto de combate à droga em 14 cidades do Vale e Mucuri


Projeto Vhiver sem drogas: 

de jovem para jovem

Por Rafael Santos e Leomax Quaresma
Nos últimos anos, vem aumentando gradativamente o número de jovens que fazem uso de substâncias tóxicas. Além de um problema pessoal e intrafamiliar, esta situação já é visto como um dos principais problemas de Saúde Pública da sociedade moderna. Diante deste quadro, faz-se necessário criar instrumentos de combate e principalmente de prevenção do uso destas substâncias. É nessa perspectiva, que está sendo realizado em Pedra Azul, o projeto VHIVER SEM DROGAS.
    Idealizado pelo Grupo Vhiver, de Belo Horizonte, com o apoio da Secretaria Estadual de Esportes e Juventudes,  O projeto pretende através da metodologia “de jovem para jovem” discutir questões relacionadas á saúde dos jovens (saúde sexual, física e mental), além de criar ações que possam estimular o fomento de debates e fornecer subsídios para as políticas públicas de juventude.
        Para realizar tal ação, foram capacitados 09 jovens do município, participantes de instituições que desenvolvem ações de Mobilização Juvenil, para ministrarem oficinas a cerca do tema nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Com isso, pretende-se difundir uma cultura de conscientização com foco promoção de saúde e prevenção do uso/abuso de álcool, Crack e outras drogas entre adolescentes e jovens.
        Além de Pedra Azul, o projeto será realizado em mais 14 cidades do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e atenderá cerca de 450 jovens de forma direta.
        “Desenvolvendo o potencial multiplicador dos jovens, O projeto vai conseguir atingir um publico que não foi atingindo em outros projetos, além de agregar a articulação dos grupos juvenis mobilizados, fortalecendo desta forma o movimento juvenil local”, afirma Glaubert Gomes de Souza, 29 anos, coordenador local do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário