domingo, 27 de maio de 2012

Rubim apresenta seus trilheiros


Trilheiros de Rubim, por  Kawan Dutra
DSC00189A grande maioria das trilhas atuais na região de Rubim, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, foram abertas pelos povos indígenas em séculos que não se pode precisar. 
Após a colonização portuguesa no século XVI, as trilhas foram utilizadas pelos conquistadores em todo o país. 
No inicio do século XX, quando os índios Machacalis foram expulsos de Rubim, iniciou-se o processo de desenvolvimento municipal e assim, o uso dessas trilhas se intensificaram, principalmente pelo fato da população municipal, por muitas décadas, ter sido predominantemente rural.
           Pouco mais de 100 anos depois, as trilhas verdes, pedregosas e íngremes de Rubim são usadas por um grupo denominado “Ao extremo OFF-Road” liderado pelo jovem Mário Ribeiro. Esse grupo aventureiro tem como característica a documentação de locais, além do mapeamento das rotas exploradas, uma delas, denominada TRILHA PARAISO (contorna a majestosa Serra da cangalha, à leste da zona urbana da cidade) tem aproximadamente 13,2 km de extensão até chegar a estrada que liga Rubim à Itapiru, distrito municipal.
Trilha citada no paragrafo acima. Produzido por Mario Ribeiro.
       
O grupo é formado por nove motociclistas rubinenses. São eles: Aelson Dias, Danilo Novais, Frederico Ferraz, Juliano Caetano, Lazaro Ian, Lorran, Pablo Rocha e Rui Elker, além do Mário Ribeiro, já citado. 
Os jovens de Rubim, há algumas décadas, demostram esse grande interesse e domínio na utilização de moto como meio de locomoção e para conferencia de status, apesar de fatos mortais e marcantes para a sociedade local. Porém esse quadro vem sendo revertido com iniciativas simples de não usar a motocicleta por usar e sim, agregando valor em um contexto construtivo, tal como a participação destes motociclistas em eventos do gênero em diversas cidades, não apenas em Minas gerais, representando a terrinha.
       Agora o Made in Rubim tem mais um conterrâneo, apos o blog do ponto de Cultura e o do JB da rádio, “Ao Extremo OFF-Road” é a mais nova página de divulgação de Rubim, mesmo que com um público especifico.
Acesse: CLIQUEI AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário