quarta-feira, 23 de maio de 2012

UFVJM realizou Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão


Evento foi bem participativo por estudantes e professores, mesmo em clima de greve geral
Mesmo com uma greve de professores e estudantes estourando na semana passada,  a UFVJM conseguiu realizar com sucesso a SINTEGRA – Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 15 e 18 de maio, 
no campus JK, na cidade de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais.
O evento contou com 1.704 inscrições,com uma participação ativa de 800 participantes, embora a greve deflagrada ameaçasse esvaziar as atividades de toda a programação.
Foram apresentados 857 trabalhos, sendo 256 de forma oral e 601 em pôster. Estes trabalhos foram realizados por alunos de graduação e pós-graduação, com a orientação atenta dos professores.
O prédio de auditórios teve uma movimentação intensa de estudantes e professores, além de alguns cidadãos interessados na produção cientifica da  nossa UFVJM.
A produção de projetos de extensão e pesquisa apresentou a seguinte distribuição  por grandes áreas:
Agricultura – 132
Água e Energia – 11
Ciências Biológicas e Biotecnologias – 92
Ciências da Saúde – 295
Ciências Exatas e Matemática – 88
Ciências Humanas, Humanidades, Letras e Artes – 182
Medicina Veterinária e Zootecnologia - 51
Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais – 54

Nos intervalos e finais de turnos de apresentação de trabalhos havia uma programação cultural que animava ainda mais os participantes com música, poesia, teatro e dança.
Foram 64 palestras com temas variados que suscitaram debates profundos entre os participantes, notadamente quando eram apresentados resultados de pesquisas e projetos de extensão da UFVJM.   
A I Semana surpreendeu pelo número de inscritos, variedades das temáticas, seriedade e competência dos estudantes expoentes, palestrantes, somados ao entusiasmo dos alunos participantes, demonstrando a necessidade de repetir a dose em 2013,  aproveitando a experiência e aprendizado deste primeiro evento.
Como participante ouvinte e observador, representante do Movimento A UFVJM é nossa!, confesso que fiquei surpreso com a quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados.  
Fica a sugestão para o próximo evento: a comunidade do Vale do Jequitinhonha deve ser convidada a participar, principalmente pessoas, grupos e movimentos sociais, econômicos, políticos e culturais envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão. 
O evento pode se transformar em um grande momento da UFVJM para analisar-se a si mesma, debater seu papel e missão no desensolvimento sustentável dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário