segunda-feira, 18 de junho de 2012

Almenara: Audiência aponta família como fundamental no combate às drogas


A estrategia de prevenção às drogas une os 

serviços de saúde à família

A importância da família e dos serviços de saúde foram citados como fatores para a diminuição do consumo de drogas, em audiência da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack , na cidade de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas. 


A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/6/12), na Câmara do município, e foi solicitada pelo deputado Tadeu Martins Leite (PMDB).
O parlamentar afirmou que o crack está em 98% das cidades mineiras e que, na região, a proximidade com a BR-116 e a falta de informação sobre drogas facilitam a ação de traficantes.

O comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar em Almenara, tenente-coronel Romildo Scheffer, disse que este ano, em Almenara e Jequitinhonha, foram apreendidas mais de 836 pedras de crack e registradas mais de 20 ocorrências de tráfico. Para o militar, a família deve ser valorizada para que o consumo de drogas diminua. Ele lembrou que várias crianças e jovens são abandonados ou educados precariamente, o que pode aumentar a disponibilidade para o uso de entorpecentes.

Romildo Scheffer citou, ainda, o trabalho da PM com programas nas escolas da região, que esclarecem o que são as drogas, quais os problemas causados e a importância de se manter longe delas.
O médico psiquiatra, Júlio Mares, de Almenara, denunciou a diminuição de leitos  hospitalares e a redução do horário de funcionamento dos CAPS como ameaças à vida de psicoativos

O psiquiatra Júlio Mares citou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 6 milhões de brasileiros usam crack e um terço, ou dois milhões, vai morrer em razão disso. 

O médico salientou que entre os entraves no tratamento dos dependentes estão a diminuição dos leitos hospitalares e o horário de atendimento da maioria dos centros de atenção psicossocial, que geralmente funcionam até as 18 horas.

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas em Almenara, sargento PM Marcos Silva, mencionou que outra dificuldade para o tratamento de usuários é a ausência ou distância de clínicas terapêuticas.

Comportamento  
O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, destacou a importância da prevenção, pois ela contribui para mudar o comportamento das pessoas. Ele afirmou que as medidas para lidar com o usuário devem ir além da repressão policial e englobar a saúde. 

Benevides espera que o trabalho da comissão possa resultar em políticas para fortalecer o combate ao crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário