segunda-feira, 18 de junho de 2012

Berilo e Jason de Morais: por que estes nomes?










Berilo amarelo.... Berilo azul.......... Berilo rosa.......................... 
Águas marinhas.... Morganita...... 

Berilo verde ou Esmeralda
Berilo e Jason de Morais, 
nomes de desconhecida origem 
Todos os nomes são dados a coisas, lugares, pessoas, instituições, fenômenos da natureza, com algum significado, com algum motivo. O nome dos filhos são escolhidos pelos pais por diversas razões ou simplesmente pela beleza da palavra.
Porém, dois nomes que ninguém ou pouca gente sabe a origem, com absoluta certeza, é o nome do município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, e a Escola Estadual Jason de Morais,no centro de cidade. Muitas pessoas acreditam que aqui, neste solo de riquezas minerais, explorava-se a pedra berilo. Mas, as pesquisas e os registros históricos não dizem assim.
Berilo, pedra preciosa
Algumas variedades de berilo são consideradas pedras preciosas ou semi-preciosas, desde épocas pré-históricas. O berilo verde (presença de ferro) é chamado esmeralda.
O raro berilo vermelho é chamado esmeralda vermelha, esmeralda escarlate ou bixtite. O berilo azul (devido ao crômio e vanádio) é chamado de água-marinha. O berilo rosa (devido a manganês e ferro) é a morganita. Um berilo amarelo brilhante e límpido é chamado berilo dourado. Um berilo incolor é chamado gochenita e o amarelo-esverdeado é chamadao heliodoro.
Segundo o IBGE, o nome de Berilo foi dado à cidade devido ser encontrado grande quantidade deste mineral, aqui na região. 
Na realidade, a exploração é abundante em Virgem da Lapa, Coronel Murta, Araçuaí, Itinga e Padre Paraíso. Aqui, em Berilo, no nordeste de Minas, foi explorado o ouro. O metal e a predra preciosa só são encontrados em Minas Gerais, e em países da África e nos Estados Unidos.
Professor Jason de Morais

As informações da Secretaria de Educação é que o nome da Escola Estadual Jason de Morais se deve a um técnico-administrativo que ajudou muito na instalação da escola. Há outras informações que garantem que Jason era um professor muito talentoso. Infelizmente, o povo de Berilo desconhece a história desta pessoa.
Pergunta-se: é válido e justo homenagear alguém que não teve importância na história do nosso lugar? Enquanto isto, muitos outros daqui são esquecidos. Muitos que contribuiram com a construção da cidade, das comunidades rurais, formaram suas famílias e ajudaram no desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário