sábado, 30 de junho de 2012

Governo de Minas: Reunião do Comitê regional do Jequitinhonha e Mucuri em Araçuai é alvo de críticas



A reunião foi realizada nos dias 27 e 28/06 em um hotel de luxo em Araçuai. A imprensa foi impedida de acompanhar os trabalhos. Nenhum prefeito da região foi convidado.

Foto: Sérgio VasconcelosReunião do Comitê regional do Jequitinhonha e Mucuri em Araçuai é alvo de críticas
Encontro reuniu representantes de secretarias estaduais para decidir projetos para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Uma reunião entre quatro paredes, com  duas dezenas de tecnocratas para decidirem sobre os projetos governamentais em andamento nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, está sendo duramente criticada pelas lideranças do Vale do Jequitinhonha.

"Os setores populares (sindicatos, associações, movimentos sociais, ONGs,igrejas) e representantes de setores econômicos (comerciais, industriais, turismo, agropecuários,minerais) foram convidados? Serão apenas os técnicos do Governo de
Minas e de Prefeituras que decidirão sobre o planejamento estratégico regional?", indagou o psicólogo Albano Machado, em seu Blog do Banu.

 

A reunião foi realizada  nos dias 27 e 28/06  em um hotel de luxo em Araçuai.  A imprensa foi impedida de acompanhar os trabalhos. Nenhum prefeito da região foi convidado.

O objetivo da reunião, a segunda do Comitê Regional do Jequitinhonha e Mucuri teve o objetivo de identificar prioridades regionais, conforme as metas traçadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2011-2030) e propor soluções intersetoriais para os temas mais importantes da região.

Os comitês regionais foram criados para iniciar a implementação do programa Estado em Rede, que trabalha a regionalização da gestão governamental, uma das prioridades do governo Antonio Anastasia.

" Está errado. Como poderemos avaliar este programa se dele não participamos?", alfinetou um dos prefeitos da região da AMEJE ( Associação dos Municípíos do Vale do Jequitinhonha e Mucuri). "São decisões partidas de cima para baixo e como todas elas, correm o risco de não dar certo", observou o prefeito.

Retorno

Na reunião de Araçuai, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento ( Seplag ) deu retorno ao comitê sobre temas debatidos no primeiro encontro realizado dia 24 de abril,  em Teófilo Otoni, onde foram discutidos o aproveitamento das vocações turísticas da região; adaptação do ensino profissionalizante à realidade rural dos jovens; tratamento de resíduos sólidos; prevenção ao uso de drogas e à insegurança alimentar.

"Na segunda fase, a sociedade civil vai indicar suas prioridades", informou Leonardo Carvalho Ladeira, diretor da Diretoria Central de Coordenação de Ação Governamental.
Os membros do comitê foram indicados pelos secretários de Estado.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário