terça-feira, 19 de junho de 2012

Instituto Federal de Araçuaí apresenta Mostra Científica


 Evento ocorrerá em novembro de 2012 com trabalhos práticos e técnico-científicos das escolas de Araçuaí

O IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Araçuaí, realiza a 1ª MOSTRAR.

A 1ª MOSTRAR- Mostra Científica das Escolas de Araçuaí é um evento que tem como objetivo principal incentivar a participação de estudantes do ensino básico das escolas de Araçuaí em eventos científicos, estimulando a capacidade criativa destes jovens, através de mostras de trabalhos práticos e projetos técnico-científicos. 

O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012 e terá como principal ação a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos das diversas escolas interessadas do município de Araçuaí. Uma mostra científica é também conhecida como Feira de Ciência e reúne trabalhos envolvendo vários temas científicos. Esses trabalhos serão classificados em três tipos distintos: Montagem, Informativos e Investigatórios . 

A construção de maquetes, criação de projetos mecânico-elétricos, quadro de Informações sobre meio ambiente e saúde, divulgação de resultados de trabalhos que investigam a qualidade da água que ingerimos, são alguns dos exemplos que podem ser abordados numa feira de ciência como a nossa 1º MOSTRAR. Porém, não há limite para a criatividade. O desafio está lançado e contamos com a participação da sua escola.
A participação das escolas ocorrerá de duas formas: Escola Participante, Escola Visitante. No primeiro caso, as escolas que tiverem suas propostas aprovadas farão jus ao espaço para a apresentação de seus trabalhos. Na segunda modalidade, as escolas farão apenas visitas aos estantes, de acordo com o agendamento prévio. Uma forma nunca exclui a outra de ocorrer. 


Escola Participante
Os projetos serão construídos na forma de propostas a serem submetidas para a comissão que terá a função de receber e emitir parecer conclusivo da classificação das escolas inscritas. As propostas devem ser submetidas em nível de ensino Fundamental ou Médio. Elas devem conter: 
1) Categorias de trabalho. 
2) Descrição básica do trabalho. 
3) Materiais e recursos. 

Escola Visitante
Para as escolas, em geral, será feito o convite para que possam visitar a 1ª MOSTRAR de Araçuaí. A escola interessada deverá agendar previamente as visitas, através do site www.mostrar.ifnmg.edu.br , no período 10 de outubro a 12 de novembro, informando o servidor responsável pela turma, número de alunos e horários, de acordo com a programação do evento. Após a inscrição, a escola deverá imprimir seu cartão de visitação.


Mais informações, clique aqui:


O projeto tem a coordenação do professor Magno Barbosa Dias, mestre em Ensino de Física e Matemática pela PUC Minas, tendo sido coordenador do projeto Parque de Ciência, em Teófilo Otoni, em parceria com a UFVJM.
A realização é do IFNMG, campus Araçuaí, com apoio do CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário