quarta-feira, 27 de junho de 2012

Poliomielite: Região do Jequitinhonha e Mucuri já vacinou 72,81% das crianças

Quatro municípios do Vale do Jequitinhonha já atingiram a meta de imunização que é de 95%.
Jacinto e Santo Antônio do Jacinto têm baixa cobertura
Rebeca recebe a vacina contra a poliomielite

A macrorregião Nordeste de Minas já vacinou 72,81% das crianças menores de cinco anos, após 11 dias de campanha contra a Poliomielite. Das 60.946 crianças que fazem parte do público alvo da campanha, 44.379 já receberam a dose da vacina. 
Aproximadamente 13.500 crianças ainda precisam ser imunizadas, até sexta-feira (06.06), para que a região possa atingir a meta.
Dos 57 municípios da macrorregião nordeste, seis conseguiram atingir a meta, que é a imunização de 95% do público alvo. São eles: Comercinho, Malacacheta, Medina e Rubim, no Vale do Jequitinhonha, e Campanário e São José do Divino,no Vale do Rio Doce.
A região conta com quatro municípios muito próximos de atingir a meta, com cobertura acima de 90%, 28 municípios com cobertura entre 70% a 90% e 19 municípios com cobertura abaixo de 70%.
Na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, a estratégia adotada pelo Núcleo de Epidemiologia é a análise permanente dos indicadores de cada município.
Baixa Cobertura em Jacinto e Santo Antônio do Jacinto 
“Temos acompanhado todas as informações da campanha e buscado dar um suporte aqueles municípios com baixa cobertura. Nessa semana, por exemplo, enviamos uma equipe para os municípios de Jacinto e Santo Antônio do Jacinto, para que pudéssemos identificar o motivo da baixa cobertura e, simultaneamente, iremos dar uma ajuda a esses municípios, fazendo uma busca ativa, para que mais crianças possam receber a dose da vacina, evitando uma série de doenças”, disse o coordenador do Núcleo de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Luiz Luedy.
No município de Pedra Azul, 1.347 crianças foram imunizadas o que corresponde a 67,76%. Grávida de quatro meses, Karina Pereira da Silva foi à Unidade Básica de Saúde para fazer o pré-natal e aproveitou para vacinar a sua filha, Rebeca Quiss, de 1 ano e 8 meses. “Fiquei muito satisfeita e contente em saber que agora a minha filha está protegida”, disse a gestante. Já as técnicas de enfermagem, Catilândia Barreto e Cícera Costa, lembraram que é importante que os pais levem as cadernetas de vacinação dos filhos, pois, se houver necessidade, as crianças poderão receber outras vacinas.
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário