segunda-feira, 23 de julho de 2012

Capelinha: Ministério Público pede impugnação de Gelson Cordeiro


Contas rejeitadas pelo TCU e nome em lista de inelegíveis é o principal argumento para pedido de impugnação


Hélio Souza




O Ministério Público entrou na penúltima semana, junto a Tribunal Regional Eleitoral de Capelinha, com o pedido de cassação da candidatura do ex-Prefeito Gelson Cordeiro, condenado pelo TCU - Tribunal de Contas da União.
Segundo o processo impetrado pelo Ministério Público, o candidato a Prefeito, Gelson Cordeiro, teve suas contas rejeitadas pelo TCU,  por não executar corretamente o convênio firmado, gerando ainda hoje vários prejuízos para o município. Segundo o Ministério público, a Lei da Ficha limpa não permite que candidatos com contas rejeitadas se candidatem, tornando-se  inelegíveis por 8 anos, contados a partir da decisão de julgamento das contas. 

Em setembro de 2011, o ex-prefeito Gelson Cordeiro foi condenado pela justiça local a devolver R$ 521.386,60 aos cofres públicos e suspendeu seus direitos políticos por 10 anos. A Sentença foi da 1ª Vara de Justiça de Capelinha, movida pelo Ministério Público (MP).

Ele foi condenado por desviar R$ 577.531,49, simulando assim a aquisição de materiais escolares, hospitalares, de limpeza, de construção, medicamentos e alimentos para a Prefeitura de Capelinha.

Segundo a legislação eleitoral e o calendário para as eleições de 2012, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), o Juiz Maycon Barcelos tem até o próximo dia 5 de agosto para confirmar ou não a impugnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário