domingo, 22 de julho de 2012

Cidadãos de Pedra Azul reclamam de péssimos serviços dos celulares


Pedra Azul sofre com as empresas de telefonia


Diário do Jequi
Em Pedra Azul a situação não é diferente das demais regiões do país quando o quesito é problemas com empresas de telefonia móvel. Contando com 4 operadoras de telefonia móvel, Claro, Oi, Tim e Vivo, a cidade também encontra seus problemas tanto na realização de ligações quanto na prestação de serviços de internet móvel.

A operadora Tim, utilizando-se de um veículo, fez várias vendas pela cidade anunciando internet 3G em todos os pontos. Quando os clientes tentaram fazer uso da internet em suas respectivas residências, notaram que vários locais da cidade eram pontos cegos sendo entre eles os bairros Cruzeiro e Expansão, partes do Centro e do bairro Plataforma. 

Ao consultar no site da operadora, consta como 3G parcial apenas o bairro Plataforma. Outro problema encontrado pelos clientes com esta operadora foi à demora e a qualidade no atendimento ao cliente. Geralmente, após o cliente apresentar seu problema e conferir seus dados era redirecionado pelo atendente ao setor responsável até que a ligação caia.

O cliente pode se defender deste tipo de falta de atendimento denunciando o fato a ANATEL através do número 1331 ou no próprio site da agência. 

A ANATEL exige pelo menos um protocolo de atendimento da operadora que fizer uso para iniciar a reclamação. Após efetuar a denúncia, a operadora tem um prazo estipulado pela ANATEL para dar uma resposta satisfatória ao cliente podendo até efetuar cancelamentos de faturas ou da própria conta.

As operadoras Claro, Oi e Vivo não possuem cobertura 3G, porém a empresa Claro está efetuando 
ligações a consumidores em que informa que está disponibilizando nova tecnologia 3G através de
seu moldem que recebe o sinal diretamente do satélite podendo ser acessada em regiões rurais e 
áreas praianas, porém quando o cliente tenta acessar a internet, verifica que apenas a cobertura 
relativa a sua cidade está disponível.

Para resolver a situação, basta entrar em contato com a Claro no prazo máximo de 7 dias contados a partir do recebimento e efetuar o cancelamento da linha, além, é claro, de efetuar denúncia aos órgãos de defesa do consumidor.

Além dos problemas relativos a internet, Pedra Azul ainda conta com vários pontos cegos na realizações de ligações telefônicas sendo a Vivo um dos maiores alvos de reclamações.

O descaso com o cliente começa a gerar prejuízos para as empresas conforme as matérias a seguir. 

Publicado no Diário do Jequi
Teles estão proibidas de vender serviço 3G em Porto Alegre
18/07/2012
Procon suspende as quatro maiores empresas de telefonia móvel, campeãs de reclamações pelos consumidores,
Escrito por: Hora do Povo
Campeãs de reclamações pelos consumidores, as quatro maiores empresas de telefonia móvel do país foram proibidas de vender linhas e assinaturas de internet 3G em Porto Alegre.
A decisão do Procon da capital gaúcha, no dia 16, após requerimento apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) suspendeu a venda dos serviços das quatro operadoras que atuam na cidade, Tim, Vivo, Claro e Oi, por falta de sinal para internet 3G. A ação contou com assinatura de cerca de 500 consumidores, além de mais de 800 reclamações ao órgão só este ano.
Segundo a diretora executiva do Procon de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, “há pontos cegos em toda Porto Alegre. E o consumidor compra uma linha ou um serviço de 3G que não funciona em algumas regiões ou onde mora”.
De acordo com o órgão, para que as operadoras voltem a vender o serviço é necessário que apresentem imediatamente o mapa dos pontos cegos na cidade e que essa informação conste nos contratos antes de disponibilizar o serviço ao consumidor. A multa para quem burlar a decisão será de R$ 555 mil, mais multa individual por aparelho vendido.
Além disso, os clientes já lesados devem ser ressarcidos. “Acho que essas empresas têm descaso com o consumidor, desrespeito. E ao final do mês, o consumidor continua pagando a conta sem ter recebido o serviço adequado”, disse Flávia do Canto.
As multas na cidade às operadoras referentes à falta de qualidade nos serviços de telefonia móvel e internet móvel de terceira geração (tecnologia 3G) já somam mais de R$ 615 milhões somente este ano.

Anatel proíbe Tim, Oi e Claro de vender chips para celulares; multa diária chega a R$ 200 mil

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, oficializou nesta quarta-feira (18), em Brasília, a suspensão da venda de chips da TIM (19 Estados), Oi (cinco Estados) e Claro (três Estados). Com a decisão, as operadoras ficam proibidas -- a partir da zero hora de segunda-feira (23) -- de oferecer serviços de voz e dados para novos clientes. Caso descumpram a medida cautelar, podem ser multadas em R$ 200 mil por dia.
VEJA A LISTA DOS ESTADOS AFETADOS
Claro
Santa Catarina, Sergipe e São Paulo
Oi
Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul
TIM
Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins
As três operadoras terão o prazo de 30 dias para apresentar um ''Plano de Ação de Melhoria'' em seus serviços para os próximos dois anos. O conteúdo será analisado e, dependendo do que apresentarem, poderão retomar as vendas.  Já nesta quinta-feira (19), a agência pretende se reunir com representantes das operadoras para discutir os respectivos planos; a expectativa é que a entrega desses projetos seja rápida.
De acordo com o presidente da agência, a decisão teve como base uma análise nacional dos últimos 12 meses, que usou como indicadores os problemas com rede, interrupção de chamadas e má qualidade no atendimento.
Juntas, TIM, Claro e Oi detêm 70,12% do mercado de telefonia celular no Brasil, com 179,4 milhões de acessos móveis. Apesar de as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel não terem sido proibidas de comercializar em nenhum Estado, elas também deverão entregar no mesmo prazo de um mês o “Plano de Ação de Melhoria” em suas áreas de atuação. 
·         Acho certo. Se as empresas não cumprem o que prometem, devem ser punidas por isso.
·         Acho errado. Quem sai prejudicado é o usuário, que terá menos opções para escolher uma operadora.
VOTARResultado parcial
A partir de segunda, a Claro fica proibida de vender novos chips em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. A Oi, em Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. A TIM não poderá realizar vendas no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins
“Não se trata de multa, mas de a Anatel preservar uma situação, atuando preventivamente”, reiterou o presidente da agência. “A nossa intenção é de fazer um processo de 'arrumação' no mercado de telefonia”, continuou. 
O que dizem as operadoras
Em nota, a Oi afirmou que manterá o diálogo com a Anatel. No entanto, divulgou: “A companhia entende [...] que o parâmetro que fundamenta a análise da agência não reflete os investimentos maciços realizados em melhorias de rede. O entendimento da Oi é que a análise está defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses”. 
Já a TIM afirmou que recebeu com bastante surpresa o que chamou de “medida tão extrema adotada pela Anatel” e disse em nota que vai tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades. A empresa cita no comunicado indicadores de qualidade da própria Anatel, nos quais afirma possuir “posição de destaque” entre as melhores operadoras. “Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no País em beneficio de alguns concorrentes e em prejuízo aos mais de 200 milhões de usuários”, ressalva a operadora. 
A Claro também relatou em nota ter sido surpreendida pela decisão da Anatel. A operadora disse fazer fortes investimentos em rede no Brasil: “Como resultado a Claro apresenta um dos melhores indicadores de rede medidos pela própria Anatel”. O plano de investimentos da companhia será apresentado “prontamente” à agência.
“A Claro esclarece que o critério que impactou essa determinação da Anatel  está relacionado a problemas pontuais de atendimento no Call Center que atende esses estados, cujas ações de melhorias já apresentaram resultados nos indicadores da Anatel do mês de junho”, continuou a Claro.

No Brasil, a Vivo é operadora de telefonia móvel com maior participação de mercado, com 29,56%. Em segundo lugar está a TIM, com 26,89%. Na sequência ficam Claro, com 24,58%, e Oi, com 18,65%. CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%) completam a lista.
Camila Campanerut 
Do UOL, em Brasília

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