sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festival Mundial da Cachaça em Salinas movimenta economia local


Estande do Governo de Minas disponibiliza técnicos da Emater para atender aos produtores

Emater-MG / Divulgação
Na edição deste ano, Festival Mundial da Cachaça deverá atrair 25 mil pessoas
Na edição deste ano, Festival Mundial da Cachaça deverá atrair 25 mil pessoas
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participou, na sexta-feira (13.07), do Festival Mundial da Cachaça, em Salinas, no Vale do Jequitinhonha. O evento foi encerrado no domingo (15.07). Junto a outros órgãos estaduais, a Emater-MG participa do estande da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). No local, duas equipes técnicas da empresa vão permanecer de plantão para atender e mostrar os projetos desenvolvidos pela instituição na região.
Os extensionistas do escritório local da empresa se revezaram no sábado (14.07) e domingo (15.07) nos horários de 18h e 21h e de 21h à 0h. “O estande é também um local, onde a Emater-MG, por meio de seu escritório local e unidade regional, pode se integrar com os produtores rurais, fabricantes e comerciantes de cachaça de Salinas, entre outros segmentos da cadeia produtiva”, argumenta Jarbas Barbosa, extensionista agropecuário que fará parte do plantão técnico da empresa.
O 11º Festival Mundial da Cachaça de Salinas é uma realização da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e demais parceiros. Segundo o extensionista Barbosa, além dos 18 produtores de cachaça, estarão participando do evento, os setores da indústria e do comércio da região de Salinas e de outros municípios, totalizando 65 estandes disponibilizadas para o evento. A expectativa de público para o festival deste ano é de 25 mil pessoas, durante os três dias do festival, de acordo o técnico do escritório da Emater-MG.
Importante atividade econômica
Levantamento da Emater-MG de Salinas aponta que a produção de cachaça no município gera na área urbana cerca de 380 empregos diretos e 600 indiretos. No meio rural, os dados da empresa apontam para 590 empregos diretos e outros 120 indiretos. Atualmente, segundo este mesmo levantamento, existem 20 fábricas de produtores com alambique próprio, quatro coletivas e oito estandartizadoras ou engarrafadoras (compram a cachaça e colocam a própria marca), no município.
No total, de acordo os dados do escritório da Emater-MG, Salinas conta com 56 marcas de cachaça, 14 delas certificadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Outros dois municípios da regional possuem certificação do órgão estadual: Fruta de Leite, com a marca Fascinação, e Novorizonte, com a marca Salinas.
A agricultura familiar não participa diretamente do Festival de Cachaça, mas tem papel de destaque no fornecimento da matéria-prima da aguardente de Salinas: a cana-de-açúcar. Também participa da cadeia produtiva, por meio da mão de obra que emprega na atividade, segundo informações do escritório da Emater-MG local.
Fonte: AGÊNCIA MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário