domingo, 22 de julho de 2012

Itaobim, terra da manga e da banana


Estímulo à produção agropecuária dinamiza a economia de Itaobim

por Allana Almeida
A Turma do Chapéu com o prefeito de Itaobim, João Pereira
Turma do Chapéu com o prefeito da Terra da Manga, Itaobim, João Pereira
A economia de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, revela uma cidade preocupada com o pequeno produtor rural.  A implantação de uma usina de processamento de leite, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, estimulará a sobrevivência da agricultura familiar no mercado através do beneficiamentodo produto primitivo.
Como condição para receber o incentivo, o produtor é treinado a usar a terra com mais eficiência e eficácia, o “Balde Cheio” é um projeto que conta com o auxilio da EMATER-MG e a Secretaria de Agricultura do estado, tornando esse produtor mais consciente do bem que a natureza pode oferecer se for usada com sustentabilidade.
Por estar localizada à beira da BR-116, na confluência com a BR 367, uma das principais vias de escoamento de produtos, é muito importante para abastecimento e manutenção de veículos,  tornando o comércio de produtos automotivos um grande estimulador para economia local.
O município também, além de ser grande produtor de manga, como mesmo denomina o “apelido” da cidade, já se destaca no cenário da exportação da banana, aproveitando as condições naturais da região para a produção de frutas tropicais.
Publicado pela Turma do Chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário