segunda-feira, 30 de julho de 2012

Música Minas leva ações de estímulo à música mineira no Vale do Jequitinhonha

Programa de apoio a músicos se reúne, nesta semana, em Diamantina, Capelinha, Araçuaí, Almenara e Teófilo Otoni



MÚSICA MINAS, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Fórum da Música, dá inicio a uma série de ações de interiorização, com o objetivo de ampliar o acesso e estimular a participação dos artistas e produtores residentes no interior de Minas Gerais. O trabalho consiste em divulgar as oportunidades geradas pelo programa para profissionais da cadeia produtiva da música, nas diversas regiões do Estado, por meio de palestras e painéis demonstrativos.
As ações, que se estenderão por várias cidades, começarão no dia 30 de julho, na cidade de Diamantina, região Nordeste de Minas Gerais, passando por municípios como Capelinha (31 de julho), Araçuaí (1º de agosto), Almenara (2 de agosto) eTeófilo Otoni (3 de agosto).
Em 2011, a equipe de interiorização do Música Minas percorreu 28 cidades mineiras e gerou ótimos resultados, entre eles um mapeamento do cenário musical destes municípios, com análises sobre os anseios e necessidades dos artistas e demais agentes culturais.
O Programa
Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em todo o mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).
 Oportunidades
Músicos com residência comprovada em Minas Gerais podem se inscrever nos editais de Intercâmbio e Coletânea Música Minas
O primeiro dá aos profissionais da música a possibilidade de participar de eventos realizados em qualquer região do Brasil e do mundo, mediante comprovação de convite. As inscrições devem ser realizadas até o quinto dia útil do mês anterior à viagem proposta.
Leia aqui: musicaminas.com/edital.intercâmbio
Já o edital da Coletânea Música Minas oferece a artistas de gêneros diversos a possibilidade de integrar uma coletânea que será distribuída entre produtores, programadores e formadores de opinião em feiras internacionais como a Womex e Música Viva de VIC. 
Leia aqui: musicaminas.com/edital.coletânea
Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de agosto. 
Cidades do Vale e datas da Ação de Interiorização
30/07 - Diamantina 
31/07 - Capelinha, no CriaSom, às 19 horas.
01/08 - Araçuaí
02/08 - Almenara
03/08 - Teófilo Otoni
Informações para a Imprensa:
CL Assessoria em Comunicação: 31 3274 8907
Christina Lima: christina@christinalima.com.br
Graziella Giannini graziella@christinalima.com.br
 http://www.cultura.mg.gov.br 
Carlos Farias, (na foto acima), psicólogo, pesquisador de cultura popular, cantor e compositor, do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, estará presente nestas reuniões. Como representante da nossa boa música, ele - que sempre viveu de música de forma independente - sabe que os músicos da região precisam de apoio e espaço para apresentarem seus trabalhos.
Seja bem vindo, Carlos Farias, nesta Caravana da Música pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!
Conheça mais sobre Carlos Farias, clicando aqui: 
www.coraldaslavadeiras.com.br/site/carlos.farias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário