sexta-feira, 20 de julho de 2012

Porque me decidi morar em Capelinha

Toda decisão na vida de qualquer pessoa depende de uma ou várias motivações. Pessoalmente, decidi me mudar para Capelinha, junto com a minha família, devido a muitos fatores. E motivo é o que não falta.

É uma decisão que me enche de alegria e esperança por ter descoberto um povo guerreiro, trabalhador, empreendedor, mostrado na sua história de 100 anos. Recentemente, não esmoreceu na luta pelo campus da UFVJM em que todos os segmentos políticos, sociais e econômicos se envolveram na peleja. O que me emocionou muito, pois estive envolvido diretamente no projeto. Senti de perto a paixão da luta de um povo que sonha com uma educação superior, pública, gratuita e de boa qualidade.
Este projeto educacional pode contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, elaborando saberes, produzindo tecnologias e construindo propostas de políticas públicas para o bem-estar da população, com ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Eu quero e estarei participando diretamente do processo de instalação do campus na cidade de Capelinha, um dos projetos realmente redentores de todo o povo da região de mais de 20 municípios.
Ao estudar a história do lugar e da região percebi um diferencial em relação às outras microrregiões do Vale do Jequitinhonha. O micro clima favoreceu a um tipo de produção econômica da silvicultura e cafeicultura que impulsionou o município também em outros setores, transformando a cidade em um dos pólos mais atrativos para se buscar o exercício de várias atividades profissionais.
Além da pujança econômica do lugar vejo com bons olhos o surgimento de vários agentes, grupos e movimentos sociais e culturais que sacodem a poeira do mesmismo, transformando a realidade do município, buscando soluções e alternativas de um desenvolvimento econômico, mais equilibrado socialmente, menos avassalador ambientalmente, construindo uma sociedade democrática e plena de cidadania.
Outro setor que vem se destacando em Capelinha – e que muito me atraiu - é o de comunicação social. Como blogueiro que sou e comunicador que sempre serei, vibro com a proliferação de rádios, revistas, jornais, sites, blogs e páginas no facebook que esta cidade tem nos presenteado. E este é um fenômeno de uma sociedade dinâmica, moderna e democrática.
Embora tenha uma vasta experiência profissional como psicólogo social, formado há 30 anos, pela UFMG, acredito que será esta uma das mais profundas vivências que terei como profissional das ciências humanas e sociais.
Como cidadão do Vale, com muitos amigos que fiz e farei na cidade e região, espero contribuir para construirmos juntos um lugar ainda melhor de se viver.      

Álbano Silveira Machado é psicólogo e jornalista. Servidor público concursado da Prefeitura de Capelinha, ocupa a Coordenação do CRAS de Vista Alegre e da Comissão Pró-campus da UFVJM em Capelinha. É moderador do Blog do Banu.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário