sábado, 28 de julho de 2012

Projeto Reciclando Oportunidades apoia implantação de coleta seletiva nos municípios do Vale do Jequitinhonha


Projeto será implantado inicialmente em 16 municípios na 

região de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas

A legislação Nacional e Estadual apontam que até 2014 o Brasil 

precisa erradicar todos os 2.096 lixões existentes no país e 

implantar coleta seletiva em seus municípios.




Foto: divulgaçãoProjeto Reciclando Oportunidades apoia implantação de coleta seletiva nos municípios do Vale do Jequitinhonha
Desde maio, o Reciclando Oportunidades já atua em 16 municípios do Vale do Jequitinhonha.


Apoiar municípios mineiros na erradicação da prática de catação nos lixões, promovendo serviços de coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

Esse é o objetivo do Projeto Reciclando Oportunidades - Gerando Trabalho e Renda, iniciativa do Governo de Minas, por meio de parceria entre Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR)Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)e Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPE-MG).


A princípio serão atendidas as cidades polo, com expansão gradual para os municípios do entorno. 


Desde maio, o Reciclando Oportunidades já atua em 16 municípios do Vale do Jequitinhonha.O projeto irá beneficiar cerca de 30 municípios das regiões do Colar Metropolitano, Sul de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, com a implantação do serviço de coleta seletiva alinhado à inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis.


Pilares
Um dos pilares do projeto é o Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS), apresentado em 2011 durante o Festival Lixo e Cidadania.

O estudo aponta o potencial de aproveitamento de materiais recicláveis através do trabalho dos catadores e seus empreendimentos, erradicação dos lixões e implantação do serviço de coleta seletiva em Minas Gerais.

Outra base importante na sua estruturação são as Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos (PNRS) publicadas em 2010.

A legislação Nacional e Estadual apontam que até 2014 o Brasil precisa erradicar todos os 2.096 lixões existentes no país e implantar coleta seletiva em seus municípios.

Com apoio do Servas e MPE-MG, Gestores Ambientais do Centro Mineiro visitam os municípios selecionados.

Em conjunto com as prefeituras locais, é realizada uma avaliação do sistema de limpeza urbana da cidade, etapa fundamental na execução do projeto.

Benefícios
O descarte correto dos resíduos sólidos urbanos representa benefícios para toda a população em vários aspectos, o que inclui melhorias ambientais, sociais e econômicas na cidade

Os catadores deixarão de atuar no lixão para trabalhar em melhores condições, o que representa a valorização e profissionalização da categoria, gerando renda e fortalecendo a prática de coleta seletiva na cidade.

No Vale do Jequitinhonha, onde os trabalhos já começaram, foram 
selecionados 16 municípios, todos localizados no Baixo Jequitinhonha, 
na região de AlmenaraAlmenara, Jequitinhonha, Jacinto, Santo Antônio do Jacinto, Santa Maria do Salto, Salto da Divisa, Jordânia, Mata Verde, Divisópolis, Bandeira, Palmópolis, Felisburgo, Rio do Prado, Monte Formoso, Rubim e Joaíma.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário