sábado, 21 de julho de 2012

Quando é que sai o campus da UFVJM em Capelinha?


Esta é a pergunta que não quer  calar. Está em todas as cabeças, corações e bocas dos capelinhenses. E com muita razão, pois a população da cidade e zona rural se mobilizou, realizando o maior movimento social do Vale do Jequitinhonha para conquistar o direito à educação superior, pública, gratuita e de qualidade.. 
Uma comissão mobilizou e convidou o povo a assinar um abaixo-assinado que recolheu cerca de 20 mil assinaturas. De todas as formas, vários segmentos sociais de Capelinha e região participaram da conquista, unindo todo mundo em torno de uma bandeira.  A Prefeitura e a Câmara Municipal deram todo o apoio a esta luta.   
Foram muitas idas e vindas a Diamantina e Brasília de caravanas de capelinhenses para reivindicar a realização do sonho  de muitos. No dia 16 de março foi incluído  no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM 2012-2016 a instalação de campus em Capelinha. O que isso significa?
O primeiro passo já foi dado. O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM inseriu no seu planejamento a criação de campus em Capelinha. O próximo passo é fazer gestões junto ao Ministério da Educação- MEC para execução do que foi proposto pela  Nossa Universidade.  O MEC tem o princípio de respeitar a autonomia universitária. Ou seja, o que a Universidade definir o Ministério procura cumprir.
Em reunião no dia 22 de junho, com o Reitor Pedro Ângelo, uma  comissão de representantes de Capelinha e Araçuaí acertou que seria realizado um Seminário em Capelinha, Araçuaí e Almenara, provavelmente no final de agosto, ou em  outubro, com a presença do Reitor da UFVJM. Neste evento, serão analisadas as áreas disponíveis para a construção do campus e viabilidade de doação para a Universidade.
“O início de instalação do campus pode se dar em 2014 com começo dos cursos em 2015”
Outro tema a ser debatido será a indicação  de cursos que a sociedade demanda para serem instalados na unidade universitária da cidade. Estudos já estão sendo realizados sobre possíveis cursos. Há indicação das áreas de Direito, Administração, Psicologia, Serviço Social, Comunicação Social, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica. Porém, ainda são possibilidades.  
O próximo passo será a de apresentação ao MEC de um Plano Diretor elaborado pela UFVJM para a instalação do campus com as indicações de custos de instalação e de funcionamento. Neste projeto, serão apontadas as parcerias a serem estabelecidas como contrapartida da sociedade, do município e estado.
O campus demandará cerca de 80 a 100 professores  e 150 técnico-administrativos. O seu custo de instalação final, com 7 cursos, será em torno de R$ 80 milhões. Com uma média de 50 alunos por turma, por semestre,  haverá  em torno de 1.700 a 2000 alunos matriculados, com o funcionamento pleno do campus.
Uma comissão municipal formada por técnicos, representantes políticos, econômicos e sociais fará os estudos e ações institucionais necessários para acelerar o processo e antecipar o início de construção do campus, prevista para 2014 e instalação dos cursos em 2015. Capelinha construiu uma forte referência dentro da UFVJM e no MEC, com as articulações realizadas pelas lideranças do movimento.
Assim, a Comissão Municipal Pró-Campus da UFVJM está atenta, trabalhando para que a realização deste grande sonho se dê, o mais breve possível. 

Álbano Silveira Machado (Banu) é psicólogo da Prefeitura de Capelinha, coordenador do CRAS Vista Alegre e da Comissão Municipal Pró-Campus da UFVJM. É também moderador do Blog do Banu. 
Texto publicado no Jornal Acontece, de Capelinha, de 20.07.2012.

Um comentário:

José Carlos Machado disse...

Banu, é importante estar proporcionando à população este tipo de informação. Todas as ações em prol do campus da UFVJM em Capelinha têm sido altamente democráticas, com a efetiva participação do povo capelinhense. Foi pela via democrática que se conquistou o direito de um campus universitário em Capelinha. A participação da sociedade foi decisiva nessa conquista. Portanto, partilhar as informações de andamento do projeto é mais uma demonstração de união e sintonia com o povo capelinhense. De meu turno, continuarei disponibilizando os meus modestos conhecimentos, dados e informações em prol desta nossa causa.

Postar um comentário