quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Blog do Jequi no Jornal Estado de Minas desta quinta-feira


Matéria sobre haters, os mal-humorados da rede, Bernardo Vieira, moderador do Blog do Jequi, é entrevistado sobre as ofensas sofridas pelos blogueiros do Vale do Jequitinhonha.


Matéria veiculada no Jornal Estado de Minas - Caderno de Informática - do dia 23/08/2012 (pg.04) - Clique na imagem para ampliá-la.
O Blog do Jequi foi lembrado no caderno de informática (pg.04) do Jornal Estado de Minas de hoje (23/08/2012). A matéria, de autoria da jornalista Shirley Pacelli, fala sobre a violência que os haters, famosos odiadores da internet tem distribuído na internet, principalmente a blogueiros. O Blog do Jequi é alvo dos haters. Frequentemente comentários anônimos lotam o anti-spam da filtragem dos comentários. 

Algumas das ofensas gratuitas contra o Vale do Jequitinhonha.
Clique na imagem para ampliá-la.
Quando da instalação da UFVJM nas cidades de Janaúba e Unaí, o Blog do Jequi, juntamente com outros blogs/sites do Vale do Jequitinhonha, criticou a expansão para cidades que não pertencia ao Vale do Jequitinhonha. Logo, começou a enxurrada de comentários ofensivos: “Vale da Miséria” e “Pobres sem escola” foram umas das ameaças. Em tempos de eleições municipais é frequente também este tipo de ataque.

Confira na íntegra a reportagem:


Blogueiro Bernardo Vieira
“Bastou um post criticando a expansão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para Janaúba e Unaí, justamente cidades que não pertencem ao vale, para o Blog do Jequi (blogdojequi.blogspot.com) receber uma enxurrada de comentários ofensivos, como: “Vale da pobreza”; “Não tem nem escola, como vai ter universidade?”. Os haters, famosos odiadores da internet, disseminaram seu veneno com ataques. “É uma ira que eu não entendo”, desabafa o blogueiro responsável pela página, Bernardo Vieira Silva, oficial judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), de 26 anos. 

Criado em junho de 2011, o Blog do Jequi tem média de 2,5 mil acessos diários. No espaço são publicadas, diariamente, notícias da região. “Cerca de 90% do filtro de spam são ofensas anônimas”, detalha Silva. Como a função de comentar é restrita, com pré-aprovação, ele prefere não publicar as ofensas. Bernardo Silva conta que certa vez chegou a imprimir a tela e mostrou a um promotor pensando em processar o autor por calúnia. “Mas teria que buscar o endereço IP, e é difícil, porque normalmente eles postam de lan houses. Senti que não ia dar em nada e não prossegui”, ressalva Silva” Por Shirley Pacelli.

Comentário:
O Blog do Jequi é um dos mais respeitados Blogs do Vale do Jequitinhonha. É administrado pelo jovem Bernardo Vieira, neto do meu saudoso professor de Matemática, Dr. Vicente Silva, na cidade de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha.
O Blog do Jequi tem sido uma das ferramentas de comunicação eletrônica que vem assumindo as principais bandeiras de luta pelo desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha como a implantação de campus da UFVJM nas cidades do Vale, asfaltamento da BR 367 e nos carreros Caminhos do Vale e outras lutas.
Parabéns pelo seu trabalho voluntário e sério, Bernardo! 
Precisamos que outros jovens do Vale assumam como você a boa luta para o bem de todos.

Um comentário:

Bernardo Vieira disse...

Obrigado, caro Banu! Fico feliz em receber elogios de sua pessoa. Saiba que o seu Blog, referência no Jequi, foi uma das minhas inspirações em criar o Blog do Jequi.

Grande abraço.

Postar um comentário